"MASTER DA QUÍMICA"
ESTRATÉGIA LÚDICA PARA O ENSINO E APRENDIZADO EM QUÍMICA ANALÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v7i1.3765Palavras-chave:
Metodologias ativas, ensino superior, recursos didáticosResumo
A aprendizagem mediada é um modelo de ensino no qual um mediador atua entre o estudante e os estímulos do ambiente, auxiliando na interpretação e assimilação do conhecimento. Esse método pode ser aplicado de diversas formas, sendo uma delas por meio de atividades lúdicas, como jogos educativos. Este estudo apresenta a proposta de desenvolvimento de um jogo didático denominado "Master da Química", que tem como objetivo servir como ferramenta complementar no processo de ensino e aprendizagem de química analítica em cursos de nível superior, especialmente em disciplinas introdutórias. Para sua criação, foram utilizados materiais acessíveis e de baixo custo, a fim de tornar a aplicação mais viável. O jogo é composto por cartas com questões de múltipla escolha, perguntas do tipo verdadeiro ou falso e questões discursivas, além de fichas, um tabuleiro e marcadores para os participantes. Dessa forma, obteve-se um jogo de tabuleiro que favorece a fixação do conteúdo de maneira leve e interativa, tornando o ensino da química mais dinâmico e menos monótono para os estudantes, que passam a desempenhar um papel mais ativo no processo de aprendizagem.
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