"MASTER DA QUÍMICA"

ESTRATÉGIA LÚDICA PARA O ENSINO E APRENDIZADO EM QUÍMICA ANALÍTICA

Autores

  • Maria Nicolly Sena das Dores Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Heloisa Vitoria Barbosa de Souza Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Athie Rames França Nunes Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Rian Moura de Araujo Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Heloíza Verena Alves Pinheiro Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Antonio dos Santos Silva Universidade Federal do Pará (UFPA) https://orcid.org/0000-0001-8567-2815

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v7i1.3765

Palavras-chave:

Metodologias ativas, ensino superior, recursos didáticos

Resumo

A aprendizagem mediada é um modelo de ensino no qual um mediador atua entre o estudante e os estímulos do ambiente, auxiliando na interpretação e assimilação do conhecimento. Esse método pode ser aplicado de diversas formas, sendo uma delas por meio de atividades lúdicas, como jogos educativos. Este estudo apresenta a proposta de desenvolvimento de um jogo didático denominado "Master da Química", que tem como objetivo servir como ferramenta complementar no processo de ensino e aprendizagem de química analítica em cursos de nível superior, especialmente em disciplinas introdutórias. Para sua criação, foram utilizados materiais acessíveis e de baixo custo, a fim de tornar a aplicação mais viável. O jogo é composto por cartas com questões de múltipla escolha, perguntas do tipo verdadeiro ou falso e questões discursivas, além de fichas, um tabuleiro e marcadores para os participantes. Dessa forma, obteve-se um jogo de tabuleiro que favorece a fixação do conteúdo de maneira leve e interativa, tornando o ensino da química mais dinâmico e menos monótono para os estudantes, que passam a desempenhar um papel mais ativo no processo de aprendizagem.

Biografia do Autor

Maria Nicolly Sena das Dores, Universidade Federal do Pará - UFPA

Graduanda em Farmácia pela UFPA.

Heloisa Vitoria Barbosa de Souza, Universidade Federal do Pará - UFPA

Graduanda em farmácia pela UFPA.

Athie Rames França Nunes, Universidade Federal do Pará - UFPA

Graduando em Farmácia pela UFPA.

Rian Moura de Araujo, Universidade Federal do Pará - UFPA

Graduando em Farmácia pela UFPA.

Heloíza Verena Alves Pinheiro, Universidade Federal do Pará - UFPA

Farmacêutica formada pela UFPA.

Antonio dos Santos Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduado em Física (bacharelado: 1996; licenciatura: 1997); Química (licenciatura: 2002; industrial: 2010) e Estatística (bacharelado: 2019); Mestre em Física (1999) e em Química (2010); Doutor em Química (2020) pela UFPA. Trabalhou na educação básica (SEDUC-PA) de 2000 a 2011. Atuamente é Professor Adjunto IV da Faculdade de Farmácia da UFPA, desde 2011, onde leciona Matemática, Bioestatística, Física Geral, Química Geral, Análise Farmacêutica, entre outras disciplinas. Coordenador do Laboratório de Física Aplicada à Farmácia (LAFFA) da UFPA.

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Publicado

2025-04-15

Como Citar

Sena das Dores, M. N. ., Barbosa de Souza, H. V. ., França Nunes, A. R. ., Moura de Araujo, R., Alves Pinheiro, H. V. ., & dos Santos Silva, A. (2025). "MASTER DA QUÍMICA": ESTRATÉGIA LÚDICA PARA O ENSINO E APRENDIZADO EM QUÍMICA ANALÍTICA. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 7(1), 1–18. https://doi.org/10.61164/rmnm.v7i1.3765

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