“DECAY”

ESTRATÉGIA LÚDICA DE CARTAS APLICADAS AO ENSINO E APRENDIZAGEM DOS DECAIMENTOS RADIOATIVOS

Autores

  • Ithauana Oliveira Gregório Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Giselle Farias Ferreira Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Emilly Adryane Lima Rodrigues Universidade Federal do Pará, Brasil
  • Ewerton Carvalho de Souza Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
  • Antonio dos Santos Silva Universidade Federal do Pará (UFPA) https://orcid.org/0000-0001-8567-2815

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v6i1.3758

Palavras-chave:

Aprendizagem Lúdica, Ensino de Física, Jogos Educativos, Lúdico no Ensino Superior

Resumo

O ensino de conceitos complexos da Física, como o decaimento radioativo, pode ser desafiador para estudantes. Neste contexto, o uso de jogos educativos se apresenta como uma ferramenta eficaz para tornar o aprendizado mais dinâmico e acessível. Este trabalho apresenta o "Decay", um jogo de cartas desenvolvido para auxiliar no ensino do decaimento radioativo. Inspirado no jogo Uno, o "Decay" utiliza mecânicas lúdicas para representar conceitos fundamentais da radioatividade, permitindo que os jogadores compreendam, de forma interativa, processos como os decaimentos alfa, beta e gama. O jogo foi desenvolvido com materiais acessíveis e um design pensado para facilitar sua aplicação em ambientes educacionais. A proposta visa estimular o raciocínio estratégico dos alunos e proporcionar uma aprendizagem significativa, tornando a assimilação dos conteúdos mais envolvente.

Biografia do Autor

Ithauana Oliveira Gregório, Universidade Federal do Pará - UFPA

Discente do curso de farmácia da UFPA.

Giselle Farias Ferreira, Universidade Federal do Pará - UFPA

Discente do curso de bacharelado em farmácia pela UFPA.

Ewerton Carvalho de Souza, Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA

Professor doutor em Química, atuando na UFRA.

Antonio dos Santos Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduado em Física (bacharelado: 1996; licenciatura: 1997); Química (licenciatura: 2002; industrial: 2010) e Estatística (bacharelado: 2019); Mestre em Física (1999) e em Química (2010); Doutor em Química (2020) pela UFPA. Trabalhou na educação básica (SEDUC-PA) de 2000 a 2011. Atuamente é Professor Adjunto IV da Faculdade de Farmácia da UFPA, desde 2011, onde leciona Matemática, Bioestatística, Física Geral, Química Geral, Análise Farmacêutica, entre outras disciplinas. Coordenador do Laboratório de Física Aplicada à Farmácia (LAFFA) da UFPA.

Referências

BARBOSA, M. L.; AMARAL, S. F. Aplicativos e gamificação na educação: possibilidades e considerações. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 3, 2021.

CAMARGO, J. D. et al. Gamificação na Educação Matemática: uma aplicação com o ensino de frações. Conjecturas, v. 22, n. 11, p. 591–609, 2022.

DE CASTRO, A. M.; ROJAS, A. L. G.; LIMMER, M. E. C.; BONIFÁCIO, A. R. N. Explorando o mundo dos jogos lúdicos: uma jornada de aprendizado e diversão. Revista Eletrônica de Divulgação Científica do Centro Universitário Don Domênico – UNIDON, Guarujá, v. 14, 2024. ISSN 2177-4641. Disponível em:. Acesso em: 10 mar. 2025.

DE MESQUITA, U. N.; DE SOUZA, P. R. P.. Um olhar sobre o ensino de física: o lúdico como instrumento facilitador no processo de ensino e aprendizagem: A look at the teaching of physics: playfulness as a facilitating tool in the teaching and learning process. Brazilian Journal of Development, v. 8, n. 9, p. 61823-61843, 2022.

DOS SANTOS, A. R.. O lúdico no ensino superior: atividades interativas em equipes–rompendo paradigmas: The ludic in higher education: interactive activities in teams-breaking paradigms. Brazilian Journal of Development, v. 8, n. 9, p. 63840-63850, 2022.

ESMERALDO, N. F. de A.; LIMA, F. M. J. S. .; CAVALCANTE NETO, P. E. . Jogos para o ensino de Física. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–18, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5337. Acesso em: 19 mar. 2025.

FERREIRA, M. G.; BENASSI, C. B. P.; STRIEDER, D. M. O lúdico no ensino de física: perfil apresentado no encontro nacional de jogos e atividades lúdicas no ensino de química, física e biologia (Jalequim). Arquivos do Mudi, v. 24, n. 3, p. 157-171, 2020. DOI: http://doi.org/10.4025/arqmudi.v24i3.55703.

FILGUEIRA, S. S. O lúdico no ensino de física: elaboração e desenvolvimento de um minicongresso com temas de física moderna no ensino médio. 2009. 104 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2009.

FONTES, A. D. S.; RAMOS, F. P.; SCHWERZ, R. C.; CARGNIN, C. JOGOS ADAPTADOS PARA O ENSINO DE FÍSICA. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 9, n. 3, 13 dez. 2016.

GOMBRADE, R.; LONDERO, L. Percepções de estudantes sobre usinas nucleares e o resíduo radioativo. Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, Bogotá, v. 17, n. 2, p. 286-299, 2022. Disponível em: https://revistas.udistrital.edu.co/index.php/GDLA/article/view/17810. Acesso em: 9 mar. 2025.

LEANDRO , J. F. M.; PEREIRA, M. V. F.; NEGRÃO, C. A. B.; VIANA, G. I. C.; DOS SANTOS, P. C. R.; RODRIGUES, W. M.; MOTA, M. L. B.; DE SOUZA, E. C.; SILVA, A. dos S. USE OF PLAY FOR THE TEACHING AND LEARNING OF PHYSICS (HYDROSTATICS) IN HIGHER EDUCATION. Seven Editora, [S. l.], p. 128–142, 2024. Disponível em: https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/6123. Acesso em: 19 mar. 2025.

LOZZA, R.; RINALDI, G. P. O USO DOS JOGOS PARA A APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR. Caderno PAIC, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 575–592, 2017. Disponível em: https://cadernopaic.fae.edu/cadernopaic/article/view/264. Acesso em: 19 mar. 2025.

MAGALHÃES, G. M. Radioatividade: situação-problema com enfoque CTS no contexto do PIBID. 2021. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Química) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021. Disponível em: https://dspace.unipampa.edu.br/handle/riu/5623. Acesso em: 9 mar. 2025.

NAUJORKS, A. C. et al. Um modelo impresso em 3D que simula um contador Geiger-Müller e o experimento de decaimento radioativo. Journal Of Chemical Education, [S. l.], v. 98, n. 10, 2021. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8090075. Acesso em: 25 jan. 2025.

NETO, L. T.; PENTEADO, C. F. O.; CARVALHO, L. A. Gamificação como ferramenta para o processo de ensino e aprendizagem: uma revisão integrativa. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, v. 10, n. 22, p. 313-327, 2023.

PEREIRA, P. A. et al. Uso de dados cúbicos comuns como simulacro do decaimento radioativo. Brazilian Journal of Development, v. 10, n. 12, p. e76032-e76032, 2024.

Downloads

Publicado

2025-03-30

Como Citar

Oliveira Gregório, I., Farias Ferreira, G., Rodrigues, E. A. L., Carvalho de Souza, E. ., & dos Santos Silva, A. (2025). “DECAY”: ESTRATÉGIA LÚDICA DE CARTAS APLICADAS AO ENSINO E APRENDIZAGEM DOS DECAIMENTOS RADIOATIVOS. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 6(1), 1–20. https://doi.org/10.61164/rmnm.v6i1.3758

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>