“DECAY”
ESTRATÉGIA LÚDICA DE CARTAS APLICADAS AO ENSINO E APRENDIZAGEM DOS DECAIMENTOS RADIOATIVOS
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v6i1.3758Palavras-chave:
Aprendizagem Lúdica, Ensino de Física, Jogos Educativos, Lúdico no Ensino SuperiorResumo
O ensino de conceitos complexos da Física, como o decaimento radioativo, pode ser desafiador para estudantes. Neste contexto, o uso de jogos educativos se apresenta como uma ferramenta eficaz para tornar o aprendizado mais dinâmico e acessível. Este trabalho apresenta o "Decay", um jogo de cartas desenvolvido para auxiliar no ensino do decaimento radioativo. Inspirado no jogo Uno, o "Decay" utiliza mecânicas lúdicas para representar conceitos fundamentais da radioatividade, permitindo que os jogadores compreendam, de forma interativa, processos como os decaimentos alfa, beta e gama. O jogo foi desenvolvido com materiais acessíveis e um design pensado para facilitar sua aplicação em ambientes educacionais. A proposta visa estimular o raciocínio estratégico dos alunos e proporcionar uma aprendizagem significativa, tornando a assimilação dos conteúdos mais envolvente.
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