ROLETA QUÍMICA
O USO DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA O ENSINO DA TABELA PERIÓDICA
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v3i3.2214Palavras-chave:
Aprendizagem, Jogos, Ensino de químicaResumo
Nesse trabalho foi desenvolvido um jogo lúdico para o aprendizado sobre os fundamentos da tabela
periódica com o objetivo de proporcionar a compreensão dos conteúdos de química e fomentar a prática pedagógica. Para isso, fabricou-se uma roleta com material de baixo custo juntamente com perguntas distribuídas em níveis distintos e sua aplicação envolveu a participação de 39 alunos. Depois da atividade os discentes responderam uma ficha de avaliação referente à metodologia. A maioria dos
discentes classificou o jogo como uma ótima ferramenta de estímulo ao conhecimento e atribuiu notas
entre 8 e 10. Dessa forma, verificou-se que a atividade é um excelente recurso para facilitar a absorção
de conceitos complexos, principalmente os relacionados a química.
Referências
Amaral, A. M. do; Mendes, A. N. F; da Silva Porto, P. S. Jogo roletrando como
metodologia alternativa no ensino de química. Experiências em Ensino de Ciências,
v. 13, n. 1, p. 225-240, 2018.
Gil, A. C.. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6ª edição. São Paulo: Atlas S.
A., 2008.
Huizinga, J.. Homo Ludens: O jogo como elemento de cultura. 4ª edição. São Paulo:
Perspectiva S.A., 2000. http://doi.org/10.1016/j.ruslit.2007.01.002. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ruslit.2007.01.002
Kishimoto, T. M.. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1998.
Monteiro Junior, J. O. et al. Metodologia alternativa para o ensino de química:
aplicação do jogo lúdico bingo periódico. A Interlocução de Saberes na Formação
Docente. 1ed.: Atena Editora, 2019, v. 1, p. 152-161.
Oliveira, L. M. S.; Silva, O. G. Da; Silva Ferreira, U. V. da. Desenvolvendo jogos
didáticos para o ensino de química. Holos, v. 5, p. 166-175, 2010. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2010.567
Santana, E. M. de. Autódromo Alquímico: o uso de jogos no ensino de química à luz
da teoria de Vygotsky e análise de conteúdo. Revista Debates em Ensino de
Química, v. 2, n. 2 ESP, p. 128-139, 2016. DOI: https://doi.org/10.3917/nrt.391.0128
Santos, J. C. O. et al. Análise e Utilização de Jogos Lúdicos Como Metodologia no
Ensino de Química. Blucher Chemistry Proceedings, v. 3, n. 1, p. 8-15, 2015.
Soares, M. H. F. B.. Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química : Teoria ,
Métodos e Aplicações. In XIV Encontro Nacional de Ensino de Química. Curitiba,
Paraná: Departamento de Química - Universidade Federal do Paraná, 2008.
Soares, M. H. F. B. Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química: uma discussão
teórica necessária para novos avanços. Revista debates em Ensino de Química, v.
, n. 2, p. 5-13, 2016. DOI: https://doi.org/10.12968/sece.2016.2.13
Sobrinho, G. K. L. et al. Polimerando a química: jogo da roleta como facilitador do
processo de ensino e aprendizagem de polímeros. Research, Society and
Development, v. 11, n. 11, p. e475111133728-e475111133728, 2022. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i11.33728
Souza, H. Y. S de; Silva, C. K O. Dados orgânicos: um jogo didático no ensino de
química. Holos, v. 3, p. 107-121, 2012. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2012.737
Souza, R. V. F. de et al. O Lúdico no Ensino de Química: validando o jogo didático
Roleta Iônica. In:Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências,12.,
Natal, Anais...Natal: ABREPEC, 2019
Zanon, D. A. V.; Silva, G. M. A. da; OLIVEIRA, R. C de. Jogo didático Ludo Químico
para o ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos: projeto, produção, aplicação e avaliação. Ciências & Cognição, v. 13, n. 1, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.