EXPLORANDO OS TIPOS DE ENERGIA POR MEIO DE UM JOGO DE TABULEIRO
UMA ABORDAGEM INTERATIVA PARA O ENSINO DE FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v6i1.3762Palavras-chave:
Ensino, Física, Jogos didáticosResumo
Este trabalho busca demonstrar como o uso de metodologias lúdicas pode tornar o aprendizado mais interativo e acessível, reduzindo a resistência dos alunos à disciplina de Física e estimulando maior engajamento e compreensão dos seus conceitos. O presente estudo apresenta a criação e aplicação de um jogo de tabuleiro denominado “Tabuleiro Energético” como ferramenta didática para o ensino de Física, com foco nas diferentes formas de energia. A elaboração do jogo envolveu a criação de uma roleta, cartas com perguntas em diferentes níveis de dificuldade e um tabuleiro interativo, promovendo uma abordagem dinâmica e participativa para o ensino. A testagem do jogo evidenciou seu potencial para facilitar a assimilação dos conteúdos e tornar a experiência educacional mais envolvente e eficaz.
Referências
ALVES, K. A. F. Criação e utilização de jogos didáticos para o ensino de física. 2022. Disponível em: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9123. Acesso em: 17 mar. 2025.
BATISTA, M. C.; SANTOS, O. R. dos; CANOVAS, D. P dos S.; PEREIRA, R. F. Um Jogo de Tabuleiro como Recurso Didático para o Ensino de Luz e Cores no Ensino Médio. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 55–64, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v6i2.42008. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/42008. Acesso em: 17 mar. 2025.
BENASSI, C. B. P.; BÓRIO, A. B.; STRIEDER, D. M. Os jogos no ensino da física: uma proposta sobre o consumo de energia elétrica. Revista de Enseñanza de la Física, v. 33, n. 2, p. 437-444, 2021. Acesso em: 18 mar. 2025.
BENEDETTI FILHO, E.; SILVA, A. O.; FAVARETTO, D. V. Um jogo de tabuleiro utilizando tópicos contextualizados em Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 42, p. e20190356, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2019-0356. Acesso em: 17 mar. 2025.
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. DF. 2020. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site Acesso em: 13 mar. 2025.
ESMERALDO, N. F. de A.; LIMA, F. M. J. S.; NETO, P. E. C. Jogos para o ensino de Física. Ensino Em Perspectivas, v. 2, n. 2, p. 1-18, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/. Acesso em: 13 mar. 2025.
LEANDRO, J. F. M.; PEREIRA, M. V. F.; NEGRÃO, C. A. B.; VIANA, G. I. C.; DOS SANTOS, P. C. R.; RODRIGUES, W. M.; MOTA, M. L. B.; DE SOUZA, E. C.; SILVA, A. dos S. Use of Play for the Teaching and Learning of Physics (Hydrostatics) In Higher Education. Seven Editora, [S. l.], p. 128–142, 2024. Disponível em: https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/6123. Acesso em: 17 mar. 2025.
PINHEIRO, A. R; CARDOSO, S. P. O lúdico no ensino de ciências: uma revisão na Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Revista Insignare Scientia-RIS, v. 3, n. 1, p. 57-76, 2020. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11102. Acesso em: 17 mar. 2025.
SILVA, I. C. M. et al. Metodologias ativas no ensino de geografia: a utilização de charges no processo de ensino e aprendizagem, Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 3, n. 2, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4409/3721. Acesso em: 13 mar. 2025.
SOUZA, M. E. L.; DA SILVA A, J.; GONTIJO, P. R. RELATO DE EXPERIÊNCIA DE LICENCIANDOS DA FÍSICA: o potencial do jogo de tabuleiro no ensino de Física. Pedagogia em Ação, v. 23, n. 2, p. 154-162, 2024. Acesso em: 18 mar. 2025.
DOS SANTOS; T. P. A.; ARAÚJO, Y. R. S.; SOUZA, E. C.; SILVA, A. S. ROLETA QUÍMICA : O USO DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA O ENSINO DA TABELA PERIÓDICA. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, [S. l.], v. 3, n. 3, 2024. DOI: 10.61164/rmnm.v3i3.2214. Disponível em: https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/2214. Acesso em: 17 mar. 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.