SAÚDE MENTAL DOS PROFESSORES: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PARA O BEM-ESTAR DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v6i1.3760Palavras-chave:
Saúde mental. Bem-estar docente. Políticas educacionais. Síndrome de burnout.Resumo
RESUMO
O presente estudo tem como objetivo analisar os desafios enfrentados pelos professores em relação à sua saúde mental, bem como identificar estratégias institucionais que possam promover o bem-estar docente. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, baseada em revisão sistemática da literatura, considerando estudos publicados entre 2022 e 2025 em bases indexadas, como SciELO, CAPES e Web of Science. Os achados indicam que fatores como sobrecarga de trabalho, desvalorização profissional, ausência de suporte institucional e cobranças excessivas impactam significativamente a saúde mental dos docentes, contribuindo para altos índices de ansiedade, depressão e síndrome de burnout. Ademais, constatou-se que programas institucionais voltados ao apoio psicossocial, à flexibilização da carga horária e à capacitação em competências socioemocionais têm se mostrado eficazes na redução do estresse ocupacional. O estudo também revela que políticas educacionais que priorizam a valorizção da carreira docente são fundamentais para a promoção de um ambiente de trabalho mais saudável e sustentável. Conclui-se que a promoção do bem-estar dos professores deve ser tratada como uma questão estruturante das políticas educacionais, de modo a garantir não apenas a saúde mental dos docentes, mas também a qualidade do ensino. Como sugestão para pesquisas futuras, recomenda-se a investigação de modelos institucionais de suporte docente em diferentes contextos educacionais, bem como a análise de intervenções voltadas para a prevenção de transtornos psicológicos entre professores.
Palavras-chave: Saúde mental. Bem-estar docente. Políticas educacionais. Síndrome de burnout.
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