O USO DAS ACOMODAÇÕES SENSORIAIS NA FACILITAÇÃO DO BRINCAR SOB O OLHAR DA TERAPEUTA OCUPACIONAL

Autores

Palavras-chave:

Brincar; Criança; Integração Sensorial; Disfunção Sensorial; Terapia Ocupacional

Resumo

O presente artigo foi construído a partir da pesquisa qualitativa com revisão de literatura, partindo do livro “Brincar e Integração Sensorial nos primeiros anos – Teoria e Prática em Terapia Ocupacional” e da vivência no ambulatório de Terapia Ocupacional com crianças de três a doze anos de idade. O brincar é uma área de ocupação de grande importância para o desenvolvimento das habilidades básicas da criança, estimula o corpo e o cognitivo, assim como proporciona o amadurecimento de funções psicológicas e socioemocionais. Enquanto se experimentam brincadeiras, há o recebimento de inúmeros estímulos sensoriais. No entanto, se a criança apresentar falhas em seu processamento sensorial, respondendo de forma inadequada os estímulos provocados pela interação no ambiente, haverá impactos diretos no desempenho de suas atividades cotidianas, especialmente no brincar, que é uma das principais atividades desempenhadas nessa faixa etária e importante para a ampliação do repertório de potencialidades e autonomia. Então, faz-se necessário pensar e entender como este processo perpassa por estas crianças e fomentar a discussão para elaborar possibilidades para prevenir a sobrecarga sensorial e promover a autorregulação sensorial, conforme as necessidades específicas, durante o ato de brincar. Portanto, este artigo visa apresentar, debater e refletir sobre a aplicação de estratégias de acomodações sensoriais em crianças com desordens sensoriais, ilustradas a partir de recortes de vivências em intervenções terapêuticos ocupacionais, com o intuito de reorganizar e favorecer as respostas adaptativas aos estímulos sensoriais para um melhor desempenho funcional e ativo do brincar.

Biografia do Autor

Vanessa De Sousa Guimarães, Força Aerea Brasileira

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014); Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde Mental pelo Instituto Municipal Phillipe Pinel/Prefeitura do Rio de Janeiro (2017); Pós-graduação em Psicomotricidade (2017) e em Arteterapia em Educação e Saúde (2018), ambos pela Universidade Cândido Mendes, e em Integração Sensorial pelo Instituto Superior da AFAC (2024); Especialização em andamento de Certificação Internacional em Integração Sensorial de Ayres pela CLASI (2024-2025); Mestrado profissional em Atenção Psicossocial pela Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2022). Atualmente é terapeuta ocupacional da Força Aérea Brasileira. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, com ênfase em Saúde Mental, Atividades Terapêuticas, Psicomotricidade, Arteterapia, Integração Sensorial e Transtorno do Espectro Autista (TEA).

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Publicado

2024-12-13

Como Citar

Bittencourt, A. M., & De Sousa Guimarães, V. (2024). O USO DAS ACOMODAÇÕES SENSORIAIS NA FACILITAÇÃO DO BRINCAR SOB O OLHAR DA TERAPEUTA OCUPACIONAL. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 12(4), 1–20. Recuperado de https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/3381

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