INTERVENÇÃO TERAPÊUTICA: INTEGRANDO SENTIDOS PARA PROMOVER AUTONOMIA EM CRIANÇAS AUTISTAS NÍVEL 3

A CASE REPORT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i5.3382

Palavras-chave:

Integração Sensorial; Terapia Ocupacional; Transtorno do Espectro Autista

Resumo

Este artigo explora a importância do trabalho terapêutico ocupacional baseado na abordagem de integração sensorial na vida de crianças com transtorno de TEA. A integração sensorial é o processo de organização e de informações sobre o corpo e o ambiente e é importante para o desenvolvimento de habilidades físicas, sociais e cognitivas. No entanto, muitas crianças no espectro do autismo enfrentam desafios que dificultam a sua participação na vida diária. Objetivo: analisar a partir da percepção do terapeuta ocupacional, a relação entre a capacidade de autorregulação e a melhoria do desempenho ocupacional. Metodologia: pesquisa baseada em estudo de caso com abordagem qualitativa. Resultados: acompanhamento de menino autista de 7 anos que precisa de apoio significativo em muitas áreas de sua vida devido ao TEA. Durante seis meses de atividades terapêuticas duas vezes por semana, a criança participou de um programa cuidadosamente planejado para apoiar seus desempenhos ocupacionais e melhorar seu autocontrole, cujos resultados são encorajadores: as habilidades motoras finas da criança melhorou, a sua capacidade de brincar e interagir com outras crianças melhorou e a sua capacidade de controlar as suas emoções e frustrações melhoraram. Este sucesso é acompanhado por observações e estudos que mostram como a terapia ocupacional pode ajudar as crianças a tornarem-se mais autônomas e mais envolvidas nas atividades diárias e na escola. Conclusão: Embora este estudo tenha limitações, os resultados sugerem que a integração sensorial pode ser ferramenta poderosa na terapia ocupacional para fornecer o suporte necessário para o desenvolvimento de crianças com autismo, pois leva em consideração a singularidade de cada criança, aumentando sua independência e qualidade de vida.

Biografia do Autor

Rossana Belfort, StudioR2 pilates e funcional

Graduada em terapia ocupacional pela Universidade do Maranhão- UNICEUMA e por fisioterapia pela Universidade Estácio de Sá. É sócia/proprietária do StudioR2 pilates e funcional, Especialista em Integração Social, método Bobath e Kabat. Tem experiência com trabalho com idoso, família e Kinesiotapping.

 

 

 

 

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

Almeida Belfort, R., & Bittencourt, A. M. (2024). INTERVENÇÃO TERAPÊUTICA: INTEGRANDO SENTIDOS PARA PROMOVER AUTONOMIA EM CRIANÇAS AUTISTAS NÍVEL 3: A CASE REPORT. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 12(5), 1–20. https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i5.3382

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