ACOMODAÇÃO SENSORIAL COMO RECURSO NO SUPORTE NO PÓS TRANSPLANTE HEPÁTICO NA PRIMEIRA INFÂNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i5.3387

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional; Tecnologia Assistiva; Transplante Hepático; Propriocepção; Hospitalização.

Resumo

risco de perda de fluídos e sangue, uma vez que o fígado está relacionado ao mecanismo da coagulação sanguínea. Objetivo: mapear estratégias de cuidado da terapeuta ocupacional acerca do atendimento ao paciente pediátrico, que apresentava disfunção sensorial em decorrência do transplante hepático corrido em outubro de 2023. Método: trata-se de estudo de caso realizado com uma criança pós-hepático, que apresentava agitação psicomotora e rejeição ao contato social, anseio contínuo pelo toque físico do pai, prejudicando a segurança hospitalar. Foi enviado para os pais e para a instituição a solicitação de liberação da pesquisa. O presente estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o parecer 6609833. Resultado: a terapeuta ocupacional, com a utilização da abordagem de Integração Sensorial, visou prevenir estes comportamentos por meio da promoção de regulação emocional e adaptação ao ambiente hospitalar. Os recursos sensoriais utilizados foram individualizados e acompanhados da oferta de orientações diárias ao cuidador, a qual obteve melhora na interação social, bem como no controle da agitação psicomotora e na segurança hospitalar, enfatizando a importância da atuação deste profissional em contextos complexos de reabilitação pediátrica pós-transplante. Conclusão: esta intervenção demonstrou ser eficaz na promoção da regulação emocional, na adaptação ao ambiente hospitalar e na melhoria da interação social da criança em contextos complexos, pois a individualização dos recursos sensoriais, aliada ao suporte diário aos cuidadores, contribuiu para o controle da agitação psicomotora e para a segurança hospitalar, destacando a relevância do terapeuta ocupacional na elaboração e implementação de estratégias que atendam às necessidades específicas de cada criança, promovendo seu bem-estar e facilitando o processo de reabilitação. Recomenda-se a continuidade de pesquisas para aprofundar o entendimento sobre as contribuições da Integração Sensorial em cenários pediátricos de alta complexidade.

Biografia do Autor

Aline dos Santos Barros, Instituto Superior da Associação Fluminense de Amparo aos Cegos

Graduada em terapia ocupacional pela Universidade Castelo Branco, especialista em Integração Social, pelo ISAFAC. Tem experiência com trabalho com terapia ocupacional em pediatria.

 

Eliane Soares Mousinho de Souza, Hospital Estadual da Criança

Graduada em terapia ocupacional, especialista em Integração Social, pelo ISAFAC. Terapeuta Ocupacional do Hospital Estadual Criança em experiência com alta complexidade, com crianças transplantadas e pediatria.

 

 

Maria Madalena Pereira, Instituto Superior da Associação Fluminense de Amparo aos Cegos

Graduada em terapia ocupacional, especialista em Integração Social, pelo ISAFAC. Tem experiência com trabalho com terapia ocupacional em pediatria.

 

 

 

 

Referências

ALIBRANDI, N., BEACOCK, L., CHURCH. C., DES MOINES, S., GOODRICH, K., HARRIS, L., SPRAGUE, C., VRTOVSNIK, L. Perceptions and Awareness of Sensory Processing Disorder and Sensory Diets Among Head Start Personnel. Graduate Master's Theses, Utica College. New York, United States, 2014

ANTON MC, PICCININI CA. Aspectos psicossociais associados a diferentes fases do transplante hepático pediátrico. Psicologia: Teoria e Pesquisa. 26(3):455–64,2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-37722010000300008

BACARO, PEF; MORI, NERLI NR. Transtorno de processamento sensorial e os prejuízos no processo de aprendizagem de alunos com transtornos do espectro autista: um recado para os professores. Research, Society and Development, 9 (11): e62691110314-e62691110314, 2020. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i11.10314

BALOGUN, J., JOHNSON, G. From intended strategies to unintended outcomes: the impact of change recipient sense making. Organization Studies, 26(11), 1573-1601, 2005. DOI: https://doi.org/10.1177/0170840605054624

BITEKTINE, A. Prospective case study design: qualitative method for deductive theory testing. Organizational Research Methods, 11(1), 160-180, 2008. DOI: https://doi.org/10.1177/1094428106292900

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Diretrizes de estimulação precoce: crianças de zero a 3 anos com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor Brasília; 2016.

CARDOSO, IL et al. Efeitos da terapia de integração sensorial de Ayres nas atividades de vida diária e participação de crianças com transtorno de espectro do autismo. 2023.

CARINA A. Dinâmica Afectiva e Performance Intelectual em crianças e adolescentes submetidos a transplante hepático e com insuficiência hepática crónica: estudo exploratório. Universidade de Coimbra - UNIV; 2015.

CHIA, R., MCKAY, B. Post processual challenges for the emerging strategy-as-practice perspective. Human Relations, 60(1), 217-242, 2007. DOI: https://doi.org/10.1177/0018726707075291

CZARNIAWSKA, B. Organizing: how to study it and how to write about it. Qualitative Research in Organizations and Management, 3(1), 4-20, 2008. DOI: https://doi.org/10.1108/17465640810870364

DA COSTA BRAGA, M; SILVA, JC; DA AVELAR, TGC Terapia Ocupacional e conceito Bobath Pediátrico: relato de experiência de um projeto de extensão em uma Universidade Federal. Research, Society and Development, 11 (12): e595111234505-e595111234505, 2022. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i12.34505

EISENHARDT, K., GRAEBNER, M. Theory building from cases: opportunities and challenges. Academy of Management Journal, 50(1), 25-32, 2007. DOI: https://doi.org/10.5465/amj.2007.24160888

FALQUETO, L et al. Neoplasias Malignas Primárias do Fígado: experiência de oito anos de um Hospital Pediátrico no Brasil. Estudo transversal. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, 49: e20223273, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/0100-6991e-20223273

ROIFFe FILS; COSTA, GCB de S. Transtorno do Espectro Autista: o uso das acomodações sensoriais no atendimento educacional especializado. In: Anais do 8º Congresso Brasileiro de Educação Especial, São Carlos, 2018.

FLYVBJERG, B. Five misunderstanding about case-study research. Qualitative Inquiry, 12(2), 219-245, 2006. DOI: https://doi.org/10.1177/1077800405284363

FRIBERG, D,C. Understanding the Use of Family-Centered Principles by Early Intervention Occupational Therapists in the Development of Sensory Diets. Occupational Therapy Doctoral degree at the University of Utah. Utha, United States, 2018.

KALIL AN, FERREIRA CHT, GUEDES RR, ADAMI MR, DIAS EM. Transplante Hepático Pediátrico. In: Manual de Doação e Transplante. Rio de Janeiro: Elsevier Editora Ltda; 2013.

LAZZARETTI, C. Transplante de órgãos: avaliação psicológica. Psicologia Argumento, 24(45): 35-41, 2017. DOI: https://doi.org/10.7213/rpa.v24i45.20019

MEDEIROS CS de, SALOMÃO NMR. Concepções maternas sobre o desenvolvimento da criança deficiente visual. Rev Bras Educ Espec 8(2):283–300, 2012 DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-65382012000200008

MOHAMMED A, PARANJI N, CHEN PH, NIU B. COVID-19 in chronic liver disease and liver transplantation. J Clin Gastroenterol, 55(3):187-94, 2021 DOI: https://doi.org/10.1097/MCG.0000000000001481

OLIVEIRA AC dos SS; CAVALCANTI, MCV. Intervenção da terapia ocupacional junto à criança hospitalizada: uma revisão de literatura. Revista de Pesquisa em Saúde, 16 (1), 2015.

PINGALE, FLETCHER, CANDLER. The Effects of Sensory Diets on Children’s Classroom Behaviors. Journal of Occupational Therapy, Schools, & Early Intervention, 1–14, 2019. DOI: https://doi.org/10.1080/19411243.2019.1592054

RODRIGUES, AA.; ALBUQUERQUE, VB. O brincar e o cuidar: o olhar do terapeuta ocupacional sobre o comportamento lúdico de crianças em internação prolongada. Rev Interinst Bras Ter Ocup; 4(1):27-42 2020. DOI: https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto26293

SANTOS, CN. Análise das condições bucais e microbiológicas salivar de pacientes infantis em programação para o transplante hepático e avaliação da qualidade de vida da saúde geral de seus doadores. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. 2022.

SIGGELKOW, N. Persuasion with case studies. Academy of Management Journal, 50(1), 20-24, 2007 DOI: https://doi.org/10.5465/amj.2007.24160882

SILVA, AB. Intervenções terapêuticas e qualidade de vida infantil: A importância do acompanhamento familiar. Editora Saúde Integral.2020.

SOUZA, VRBde. A atuação do terapeuta ocupacional com base na Teoria da Integração Sensorial na assistência de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) durante a pandemia do Covid­19. Revisbrato, 4 (3): 371­379, 2020. DOI: https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto34026

Downloads

Publicado

2024-12-19

Como Citar

Santos Barros, A. dos, Souza, E. S. M. de ., Pereira, M. M. ., Silva Pontes, S. ., Sabattha dos Santos, S. ., & Bittencourt, A. M. (2024). ACOMODAÇÃO SENSORIAL COMO RECURSO NO SUPORTE NO PÓS TRANSPLANTE HEPÁTICO NA PRIMEIRA INFÂNCIA. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 12(5), 1–15. https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i5.3387

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)