PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:

UM OLHAR SOBRE O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO INFANTIL

Autores/as

  • Genilda Soares da Costa Feitosa .
  • José Marciel Araújo Porcino .

Palabras clave:

criança, ensino, aprendizagem, desenvolvimento

Resumen

O objetivo dessa pesquisa é descrever o uso de metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem no âmbito da educação física escolar no ensino infantil. Para a constituição da presente pesquisa, foi utilizada como recurso metodológico para formulação do estudo, a revisão bibliográfica. Essa metodologia, oferecer ao pesquisador estratégias de conhecimentos já estuados, de modo a possibilitar a elaboração resolutiva frente à natureza do fenômeno estudado. Dando-lhe, as possíveis soluções diante de conteúdos relevantes. Os recursos didáticos e metodológicos assumem a corresponsabilidade no contexto da educação. Pois, as mudanças que ocorrem no mundo do ensino precisa adaptar a realidade e demanda inovação. E para isso ocorrer satisfatoriamente, a metodologia ativa vem para contribuí na busca de novos horizontes, de modo a dialogar no processo de ensinoaprendizagem. O uso da metodologia ativa implica articular ação planejada em espaço de discussão pedagógica e didática. Isto é, no que diz respeito a sua aplicabilidade. Nesse rol, a educação física escolar no âmbito do ensino e aprendizagem com criança, trata-se do conhecimento prévio que a criança tem dos espaços físicos e sua relação com o meio. Propomos, desta maneira, que a educação física escolar quando desenvolvida no seio da metodologia ativa, oferecem elementos estruturante de compreensão do corpo, cognição, afetivo, emocional, movimento, tamanho, altura e outros aspectos, que dão subsídios para o processo de aprendizagem. Essas questões constituem-se como meio ativo para desenvolver da criança.

Publicado

2023-07-25

Cómo citar

Feitosa, G. S. da C., & Porcino, J. M. A. (2023). PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: : UM OLHAR SOBRE O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO INFANTIL. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 2(1). Recuperado a partir de https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/789

Artículos similares

1 2 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>