UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA AVALIATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Avaliação, Educação infantil, Prática Docente, CriançaResumo
A educação infantil é a primeira etapa da educação básica, contemplando o desenvolvimento integral da criança, como ser social capaz de construir aprendizagens. O tema escolhido justifica-se pela necessidade de resignificar os objetivos e finalidades da avaliação, esta que deve ser uma ferramenta que auxiliará o professor a refletir sobre sua prática docente dentro do processo de ensino aprendizagem. O presente artigo de revisão literária objetiva analisar a avaliação na educação infantil que será o foco principal desse trabalho, desmitificando os procedimentos para não se criarem juízos de valor acerca desse processo. A partir desse contexto para atender ao objetivo proposto, levantou-se a seguinte pergunta problema: Qual o papel da avaliação na educação infantil? Essa modalidade de ensino exige que os docentes conheçam as etapas de desenvolvimento da criança para não deixarem que a ação avaliativa assuma os mesmos contornos do ensino fundamental. A metodologia utilizada constitui-se em uma revisão de literatura apontando para autores que trabalharam com a temática avaliação em toda sua amplitude, perpassando por autores como Freire (1984); Godoi (2010); Kramer (1987); Oliveira (2007); Perrenoud (1999), entre outros, e documentos como oficiais como LDB (1996); LDB (2013); DCN (2013). Considerando-se, toda dimensão que o avaliar abrange na educação infantil, é necessário que o professor compreenda que sua a prática avaliativa deve constantemente lhe proporcionar momentos de reflexão para a qualidade do ensino, uma vez que avaliar vai além dos aspectos pedagógicos, incluindo também todas as dimensões do ser humano.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.