OS JOGOS EDUCATIVOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)

Autores

  • KELIANE PICANÇO DE MATOS FACULDADE FOCUS

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i4.3267

Palavras-chave:

Jogos; Matemática; TDAH, Desenvolvimento.

Resumo

A matemática está presente no cotidiano das crianças de diversas formas, muitas vezes sem que elas percebam. Quando brincam, medem objetos ou fazem contas, estão utilizando conceitos matemáticos. Por isso, é importante ensinar matemática de maneira lúdica e divertida, especialmente para crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), que têm dificuldades em manter a atenção. A utilização de jogos no ensino da matemática pode ser uma solução eficaz, pois além de ensinar conceitos matemáticos, os jogos tornam o aprendizado mais envolvente, ajudando a melhorar a concentração e a atenção. Piaget destaca a importância do jogo no desenvolvimento infantil, afirmando que é uma atividade essencial para o desenvolvimento cognitivo. Para ele, o jogo permite que a criança explore e compreenda a realidade de maneira ativa. Além disso, os jogos estimulam a criatividade e a resolução de problemas, habilidades essenciais para o aprendizado matemático. Através do jogo, as crianças desenvolvem competências cognitivas e sociais, como a tomada de decisões, a organização de estratégias e a resolução de desafios, fundamentais para o seu crescimento intelectual e social. O uso de jogos transforma o processo de ensino, proporcionando uma aprendizagem mais dinâmica e interessante. Ao invés de seguir uma metodologia tradicional e rígida, os jogos oferecem oportunidades para que as crianças aprendam de forma mais flexível e prazerosa. Além disso, os jogos contribuem para a construção de uma mentalidade positiva em relação à matemática, tornando-a mais acessível e menos intimidante, especialmente para as crianças com TDAH. Dessa forma, ensinar matemática por meio de jogos é uma estratégia eficaz para engajar as crianças, melhorar seu foco e promover o desenvolvimento integral.

 Palavras-chave: Jogos; Matemática; TDAH, Desenvolvimento.

Referências

BARBOSA, Maria José Fagundes; CAMARGO, Joseli Almeida. TDAH e Matemática: Implicações na prática escolar. XII Encontro Nacional de Educação Matemática, p. 1-12, 2016.

CERQUETTI-ABERKANE, Françoise e BERDONNEAU, Catherine. O ensino da matemática na educação infantil. Tradução Eunice Gruman. Porto Alegre: Artmed, 1997.

CORTEZ, Marilene Tavares; PINHEIRO, Ângela Maria Vieira. TDAH e escola: incompatibilidade. Paidéia, 2018.

MACEDO, Luciana Maria de Souza. Professores de Matemática nas Trilhas do processo de ensino e aprendizagem de crianças com TDAH. 2016.

Ministério da educação. Disponível em: <https://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/1039.pdf> Acesso em: 20 setembro de 2024.

GONÇALVES, Fátima. Do andar ao escrever. São Paulo: Ed. Cultural RBL, 2007.

KISHIMOTO, T.M. (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e educação. São Paulo: Cortez, 2001.

SMOLE, K. S. DINIZ, M. I. CÂNDIDO. P. Jogos de matemática de 1° a 5° ano. Porto Alegre: Artmed, 2007.

Downloads

Publicado

2024-12-13

Como Citar

PICANÇO DE MATOS, K. (2024). OS JOGOS EDUCATIVOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH). Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 12(4), 1–12. https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i4.3267