ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS QUE CONTRIBUEM PARA EFETIVAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM TDAH

Autores

  • Janine Vitor Dos Santos Oliveira Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
  • Alcilene Lopes de Amorim Andrade Faculdade Presidente Antônio Carlos

Palavras-chave:

Transtorno De Deficit de Atenção, Aprendizagem, Inclusão

Resumo

O presente artigo tem como temática o Transtorno de Déficit de atenção e Hiperatividade e tem como objetivo apresentar as características do aluno com TDAH apontando estratégias que possibilitem a aprendizagem na perspectiva da educação inclusiva. Realizado por meio de pesquisa bibliográfica, revisando publicações no período de 1994 a 2015, contendo em seu referencial a utilização de livros, artigos científicos, teses, que enfocam o processo de aprendizagem, o desenvolvimento dos alunos com TDAH e o papel do professor para oportunizar o desenvolvimento e a aprendizagem. Considerando o desenvolvimento humano em uma dimensão sócio-histórica, defende-se o papel da instrução e a prática docente eficaz, por meio da mediação. Entende- se que os métodos e a atuação do professor são fundamentais para o desenvolvimento e aprendizagem da criança, havendo metodologias e práticas que oportunizam o ensino e a aprendizagem de crianças com TDAH. O estudo dessas estratégias pode favorecer, oportunizar e apontar possibilidade para um processo de aprendizagem, que favoreça de forma igualitária os educandos com TDAH, além de um aprendizado significativo.

Downloads

Publicado

2023-07-25

Como Citar

Oliveira, J. V. D. S., & Andrade, A. L. de A. (2023). ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS QUE CONTRIBUEM PARA EFETIVAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM TDAH. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 2(1). Recuperado de https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/440

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>