GAMIFICAÇÃO INTEGRADA À FORMAÇÃO E AO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM QUÍMICA ANALÍTICA

Autores

  • Marlon Luan Sousa dos Santos Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Mara Naíme Tavares Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Alanis Melo Pantoja Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Suelen Karoline de Oliveira Lobo Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Antonio dos Santos Silva Universidade Federal do Pará (UFPA) https://orcid.org/0000-0001-8567-2815

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v7i1.3767

Palavras-chave:

Ensino lúdico, Química, Metodologias ativas, Ensino superior

Resumo

O ensino de Química Analítica, bem como de todas as áreas da Química e de outras ciências da área de exatas e naturais, sempre tem sido um grande desafio no Brasil e no mundo, pois seus conteúdos são tidos como complexos e difíceis pela maior parte dos estudantes. As metodologias lúdicas de ensino, por outro lado, costumam ser atrativas e agradáveis aos estudantes, seja da educação básica, seja do ensino superior, por mais ainda sejam pouco utilizadas neste último nível de educação. O presente trabalho elaborou um jogo, intitulado de “O pulo do pH – Amarelinha da neutralização” com a finalidade de abordar a temática referente à volumetria de neutralização, de forma introdutória. Os resultados do teste de sua aplicação revelaram resultados favoráveis ao emprego do jogo didático elaborado.

Biografia do Autor

Marlon Luan Sousa dos Santos , Universidade Federal do Pará - UFPA

Discente do curso de Farmácia da UFPA.

Mara Naíme Tavares, Universidade Federal do Pará - UFPA

Discente do curso de Farmácia da UFPA.

Alanis Melo Pantoja, Universidade Federal do Pará - UFPA

Discente do curso de Farmácia.

Suelen Karoline de Oliveira Lobo, Universidade Federal do Pará - UFPA

Discente do curso de Farmácia da UFPA.

Antonio dos Santos Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduado em Física (bacharelado: 1996; licenciatura: 1997); Química (licenciatura: 2002; industrial: 2010) e Estatística (bacharelado: 2019); Mestre em Física (1999) e em Química (2010); Doutor em Química (2020) pela UFPA. Trabalhou na educação básica (SEDUC-PA) de 2000 a 2011. Atuamente é Professor Adjunto IV da Faculdade de Farmácia da UFPA, desde 2011, onde leciona Matemática, Bioestatística, Física Geral, Química Geral, Análise Farmacêutica, entre outras disciplinas. Coordenador do Laboratório de Física Aplicada à Farmácia (LAFFA) da UFPA.

Referências

ALVES, F. Gamification: como criar experiências de aprendizagem engajadoras. 2. ed. São Paulo: DVS Editora, 2015.

ALVES, N. B.; SANGIOGO, F. A.; PASTORIZA, B. dos S. Dificuldades no ensino e na aprendizagem de química orgânica do ensino superior: estudo de caso em duas Universidades Federais. Química Nova, v. 44, n. 6, p. 773-782, 2021.

AMORIM, M. D. da S.; YAMAGUCHI, K. K. de L.; JUNIOR, E. S. F. P. A gamificação e o ensino de química: uso do bingo dos elementos como recurso didático para a aprendizagem em química. Pensar Acadêmico, v. 21, n. 3, p. 1818-1834, 2023.

CARVALHO, V. da et al. O plano para a Ciência no Brasil: sugestão de indicadores para o próximo decênio. Estudos em Avaliação Educacional, v. 35, 2024.

DA ROCHA, A. C.; NETO, J. dos S. C. Uso da gamificação no ensino de Química. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. 7, p. e151321-e151321, 2021.

DA SILVA SANTOS, Vinicius M. et al. Projeto Colmeia: Elaboração de Site Educacional como Ferramenta para a Gamificação. In: Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+e). SBC, 2019. pág. 624-629.

DE ANDRADE, J. C. Química analítica básica: volumetria de neutralização - conceitos e curvas de titulação. Revista Chemkeys, v. 2, p. e020002-e020002, 2020.

DEIMLING, N. N. M.; DE LIMA, A. M. Evasão acadêmica no ensino superior: a licenciatura em química em foco. Atos de Pesquisa em Educação, v. 18, p. e10340-e10340, 2023.

DOS SANTOS, T. P. A.; ARAÚJO, Y. R. S.; DE SOUZA, E. C.; SILVA, A. DOS S. Roleta química: o uso de atividades lúdicas para o ensino da tabela periódica. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, [S. l.], v. 3, n. 3, 2024. DOI: 10.61164/rmnm.v3i3.2214. Disponível em: https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/2214.

CARNEIRO, A. P.; FIGUEIREDO, I. S. de S.; LADEIRA, T. A.. A importância das tecnologias digitais na Educação e seus desafios. Revista Educação Pública. V.20, n.35, 2020. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/35/joseph-a-importancia-das-tecnologias-digitais-na-educacao-e-seus-desafios-a-educacao-na-era-da-informacao-e-da-cibercultura

GADELHA, A. J. F. Princípios de Química Analítica: abordagem teórica qualitativa e quantitativa. São Paulo: Bluncher, 2022.

LOPES, D. C.; SOUZA, M. A. F.; GOMES, J. E. H. Revisão bibliográfica de artigos que aplicaram gamificação no ensino de química. 2021. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Química) – Instituto Federal do Amapá, Macapá.

PEREIRA, J. A.; LEITE, B. S. Gamificação no ensino de Química: uma revisão sistemática da literatura. Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia, v. 14, n. 33, p. 57-78, 2023.

SANTOS, L.; SILVA, B. A importância do lúdico na educação infantil: benefícios e importância do lúdico e como ele promove na educação infantil uma prática educacional de conhecimento de mundo, oralidade, regras e socialização. Consultado no dia, v. 10, 2017.

SERRADO, I. C. A utilização da multimídia para o ensino de química. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Instituto de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

SILVEIRA, L. L. Volumetria de neutralização e fundamentos da química: um estudo acerca do processo de ensino e de aprendizagem no ensino superior. 2025. Dissertação (Mestrado em Química) – Universidade do Estado de Santa Catarina, 2024. Disponível em: https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/18308.

Downloads

Publicado

2025-04-15

Como Citar

Sousa dos Santos , M. L., Tavares, M. N., Melo Pantoja, A., de Oliveira Lobo, S. K. ., & dos Santos Silva, A. (2025). GAMIFICAÇÃO INTEGRADA À FORMAÇÃO E AO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM QUÍMICA ANALÍTICA. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 7(1), 1–22. https://doi.org/10.61164/rmnm.v7i1.3767

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 > >>