LUDO EM EXPOSIÇÃO À RADIAÇÃO

O USO DE JOGOS COMO METODOLOGIA ATIVA PARA O ENSINO DE FÍSICA NA GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA

Autores

  • Agnes Vitória Freitas Bittencourt Tavares Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Maria Alice Ferreira Lima Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Lauriane Clarindo Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Yagho Dirceu da Conceição das Neves Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Antonio dos Santos Silva Universidade Federal do Pará (UFPA) https://orcid.org/0000-0001-8567-2815

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v7i1.3759

Palavras-chave:

ensino ativo, gameficação, aprendizagem significativa, ensino de ciências, interação pedagógica

Resumo

O ensino de Física na graduação em Farmácia enfrenta desafios devido à percepção de complexidade e à falta de aplicabilidade direta da disciplina na área farmacêutica. Nesse contexto, o uso de metodologias ativas, como os jogos, surge como uma alternativa para tornar o aprendizado mais dinâmico e acessível. Este artigo explora o desenvolvimento e a aplicação de um jogo de tabuleiro educativo para ensinar conceitos de radiação, promovendo maior engajamento e compreensão dos alunos. A atividade lúdica permite a contextualização dos conteúdos teóricos com situações práticas da profissão, estimulando a participação ativa e a fixação do conhecimento. Além disso, a interação entre os estudantes favorece a construção colaborativa do aprendizado, tornando o processo mais eficaz. Os resultados obtidos demonstram que o uso de jogos no ensino de Física pode contribuir significativamente para a formação dos futuros farmacêuticos, tornando-os mais preparados para lidar com temas relacionados à radiação em sua prática profissional.

Biografia do Autor

Agnes Vitória Freitas Bittencourt Tavares, Universidade Federal do Pará - UFPA

Discente do curso de farmácia da UFPA.

Maria Alice Ferreira Lima, Universidade Federal do Pará - UFPA

Discente do curso de bacharelado em farmácia da UFPA.

Lauriane Clarindo, Universidade Federal do Pará - UFPA

Discente do curso de bacharelado em Farmácia da UFPA.

Yagho Dirceu da Conceição das Neves, Universidade Federal do Pará - UFPA

Discente do curso de farmácia da UFPA.

Antonio dos Santos Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduado em Física (bacharelado: 1996; licenciatura: 1997); Química (licenciatura: 2002; industrial: 2010) e Estatística (bacharelado: 2019); Mestre em Física (1999) e em Química (2010); Doutor em Química (2020) pela UFPA. Trabalhou na educação básica (SEDUC-PA) de 2000 a 2011. Atuamente é Professor Adjunto IV da Faculdade de Farmácia da UFPA, desde 2011, onde leciona Matemática, Bioestatística, Física Geral, Química Geral, Análise Farmacêutica, entre outras disciplinas. Coordenador do Laboratório de Física Aplicada à Farmácia (LAFFA) da UFPA.

Referências

ALMEIDA, M. D.; LIMA, F. J.; COSTA, S. M. Jogos digitais como ferramenta de ensino em cursos superiores: Possibilidades e desafios. Revista de Educação e Tecnologia, v.11, n.2, 45-p.56, 2018.

ANDERSON, C. A.; RAINIE, L. O futuro dos jogos e da aprendizagem. Pew Research Center. 2018.

DOS SANTOS, A. R.. O lúdico no ensino superior: atividades interativas em equipes–rompendo paradigmas: The ludic in higher education: interactive activities in teams-breaking paradigms. Brazilian Journal of Development, v. 8, n. 9, p. 63840-63850, 2022.

FERREIRA, F. A. E.; SOUZA, R. A.. Ensino de física para farmacêuticos: desafios e perspectivas. Revista Brasileira de Ensino de Física, v.39, n.1, p.1-7, 2017.

FILGUEIRA, S. S. O lúdico no ensino de física: elaboração e desenvolvimento de um minicongresso com temas de física moderna no ensino médio. 2009. 104 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2009.

Gil, A. C.. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6ª edição. São Paulo: Atlas S. A., 2008.

LOZZA, R.; RINALDI, G. P. O USO DOS JOGOS PARA A APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR. Caderno PAIC, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 575–592, 2017. Disponível em: https://cadernopaic.fae.edu/cadernopaic/article/view/264. Acesso em: 19 mar. 2025.

MACEDO, A. S.; SILVA, T. R.; LIMA, A. M.. Metodologias ativas: Aplicações no ensino de Física. Revista Brasileira de Ensino de Ciências, v.12, n.3, p.210-222, 2018.

PEREIRA, M. H.; SANTOS, A. M.; ROCHA, G. M.. Jogos educacionais e sua aplicação no

ensino superior: Estudo de caso na área da saúde. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Tecnologias, v.15, n.1, p.99-108, 2019.

SOUSA, A. L.; SILVA, T. S.. O uso de jogos e simuladores no ensino superior de ciências. Caderno de Ensino Superior, v.12, n.3, p.233-246, 2020.

Downloads

Publicado

2025-04-15

Como Citar

Freitas Bittencourt Tavares, A. V. ., Ferreira Lima, M. A., Clarindo, L., da Conceição das Neves, Y. D. ., & dos Santos Silva, A. (2025). LUDO EM EXPOSIÇÃO À RADIAÇÃO: O USO DE JOGOS COMO METODOLOGIA ATIVA PARA O ENSINO DE FÍSICA NA GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 7(1), 1–18. https://doi.org/10.61164/rmnm.v7i1.3759

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>