LUDO EM EXPOSIÇÃO À RADIAÇÃO
O USO DE JOGOS COMO METODOLOGIA ATIVA PARA O ENSINO DE FÍSICA NA GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v7i1.3759Palavras-chave:
ensino ativo, gameficação, aprendizagem significativa, ensino de ciências, interação pedagógicaResumo
O ensino de Física na graduação em Farmácia enfrenta desafios devido à percepção de complexidade e à falta de aplicabilidade direta da disciplina na área farmacêutica. Nesse contexto, o uso de metodologias ativas, como os jogos, surge como uma alternativa para tornar o aprendizado mais dinâmico e acessível. Este artigo explora o desenvolvimento e a aplicação de um jogo de tabuleiro educativo para ensinar conceitos de radiação, promovendo maior engajamento e compreensão dos alunos. A atividade lúdica permite a contextualização dos conteúdos teóricos com situações práticas da profissão, estimulando a participação ativa e a fixação do conhecimento. Além disso, a interação entre os estudantes favorece a construção colaborativa do aprendizado, tornando o processo mais eficaz. Os resultados obtidos demonstram que o uso de jogos no ensino de Física pode contribuir significativamente para a formação dos futuros farmacêuticos, tornando-os mais preparados para lidar com temas relacionados à radiação em sua prática profissional.
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