METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE QUÍMICA ANALÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v7i1.3744Palavras-chave:
Ensino Lúdico, Metodologias Ativas, QuímicaResumo
Esse artigo buscou explorar a utilização de jogos lúdicos como estratégia para tornar o ensino mais atrativo e eficaz, especialmente em disciplinas consideradas desafiadoras, como a Química. A pesquisa teve como objetivo desenvolver um jogo didático que mesclasse aprendizado e diversão, estimulando o interesse dos alunos e facilitando a compreensão dos conteúdos. Para isso, foi elaborado um jogo de tabuleiro composto por um tabuleiro principal, quatro cones representando os jogadores, 56 cartas com perguntas de múltipla escolha e uma roleta. A metodologia adotada envolveu a criação e teste do jogo como ferramenta de ensino, analisando seu impacto na fixação do conhecimento. Como resultado, verificou-se que a aplicação do jogo contribuiu para tornar o aprendizado mais dinâmico e acessível, auxiliando os alunos na assimilação dos conceitos abordados na disciplina. Conclui-se, portanto, que os jogos didáticos podem ser utilizados como uma alternativa eficaz para minimizar o desinteresse dos estudantes, proporcionando um ambiente de aprendizado mais interativo e envolvente.
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