METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE QUÍMICA ANALÍTICA

Autores

  • Ághata Caroline Araújo de Souza Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Patrick Souza Guedes Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Aluizio dos Santos Ferreira Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Arilson Pedro Pereira Lopes Junior Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Antonio dos Santos Silva Universidade Federal do Pará (UFPA) https://orcid.org/0000-0001-8567-2815

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v7i1.3744

Palavras-chave:

Ensino Lúdico, Metodologias Ativas, Química

Resumo

Esse artigo buscou explorar a utilização de jogos lúdicos como estratégia para tornar o ensino mais atrativo e eficaz, especialmente em disciplinas consideradas desafiadoras, como a Química. A pesquisa teve como objetivo desenvolver um jogo didático que mesclasse aprendizado e diversão, estimulando o interesse dos alunos e facilitando a compreensão dos conteúdos. Para isso, foi elaborado um jogo de tabuleiro composto por um tabuleiro principal, quatro cones representando os jogadores, 56 cartas com perguntas de múltipla escolha e uma roleta. A metodologia adotada envolveu a criação e teste do jogo como ferramenta de ensino, analisando seu impacto na fixação do conhecimento. Como resultado, verificou-se que a aplicação do jogo contribuiu para tornar o aprendizado mais dinâmico e acessível, auxiliando os alunos na assimilação dos conceitos abordados na disciplina. Conclui-se, portanto, que os jogos didáticos podem ser utilizados como uma alternativa eficaz para minimizar o desinteresse dos estudantes, proporcionando um ambiente de aprendizado mais interativo e envolvente.

Biografia do Autor

Ághata Caroline Araújo de Souza, Universidade Federal do Pará - UFPA

Discente do curso de Farmácia da UFPA.

Patrick Souza Guedes, Universidade Federal do Pará - UFPA

Discente do curso de Farmácia da UFPA.

Aluizio dos Santos Ferreira, Universidade Federal do Pará - UFPA

Discente do curso de Farmácia da UFPA.

Arilson Pedro Pereira Lopes Junior, Universidade Federal do Pará - UFPA

Discente do curso de Farmácia da UFPA.

Antonio dos Santos Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduado em Física (bacharelado: 1996; licenciatura: 1997); Química (licenciatura: 2002; industrial: 2010) e Estatística (bacharelado: 2019); Mestre em Física (1999) e em Química (2010); Doutor em Química (2020) pela UFPA. Trabalhou na educação básica (SEDUC-PA) de 2000 a 2011. Atuamente é Professor Adjunto IV da Faculdade de Farmácia da UFPA, desde 2011, onde leciona Matemática, Bioestatística, Física Geral, Química Geral, Análise Farmacêutica, entre outras disciplinas. Coordenador do Laboratório de Física Aplicada à Farmácia (LAFFA) da UFPA.

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Publicado

2025-04-15

Como Citar

Araújo de Souza, Ághata C. ., Souza Guedes, P., dos Santos Ferreira, A., Pereira Lopes Junior, A. P. ., & dos Santos Silva, A. (2025). METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE QUÍMICA ANALÍTICA. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 7(1), 1–21. https://doi.org/10.61164/rmnm.v7i1.3744

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