LUDICIDADE COMO MEIO DE APRENDIZADO:

A QUÍMICA DA OXIRREDUÇÃO

Autores

  • Danielle Cardoso Dias Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Ana Carolina Barbosa Duarte Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Fernanda Rosa da Silva Picanço Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Laís Gabrielly Abreu dos Santos Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Antonio dos Santos Silva Universidade Federal do Pará (UFPA) https://orcid.org/0000-0001-8567-2815

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v7i1.3740

Palavras-chave:

Ludicidade, Aprendizagem ativa, Química

Resumo

Atividades que envolvem metodologias ativas no processo ensino e aprendizagem representam uma mudança significativa em relação ao modelo de educação tradicional. A aprendizagem ativa incentiva uma maior interação e participação dos estudantes. Nesse contexto, tem-se as atividades lúdicas como uma forma de atrair e despertar o interesse dos alunos. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de jogo educativo nomeado “Química do Milhão” como um meio facilitador no ensino da disciplina de Química Analítica com ênfase na Volumetria de Oxirredução. O jogo foi construído por uma equipe de estudantes do curso de Farmácia, da Universidade Federal do Pará, usando materiais acessíveis, sendo eles: caixa com cartas de ajuda, um suporte de parede com valores variando de R$ 500,00 a R$1.000,00, e 15 cartas contendo as perguntas a serem realizadas aos jogadores. O jogo demonstrou que a ludicidade como forma de metodologia ativa contribui para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, permitindo que haja uma interação entre os educandos e a melhor fixação do conteúdo. Assim, o objetivo do trabalho de propagar conhecimento de forma criativa, acessível e dinâmica, sobre Volumetria de Oxirredução foi atingido com êxito.

Biografia do Autor

Danielle Cardoso Dias, Universidade Federal do Pará - UFPA

Discente do curso de farmácia da UFPA.

Ana Carolina Barbosa Duarte, Universidade Federal do Pará - UFPA

Discente do curso de farmácia da UFPA.

Fernanda Rosa da Silva Picanço, Universidade Federal do Pará - UFPA

Discente do curso de farmácia da UFPA.

Laís Gabrielly Abreu dos Santos, Universidade Federal do Pará - UFPA

Discente do curso de farmácia da UFPA.

Antonio dos Santos Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduado em Física (bacharelado: 1996; licenciatura: 1997); Química (licenciatura: 2002; industrial: 2010) e Estatística (bacharelado: 2019); Mestre em Física (1999) e em Química (2010); Doutor em Química (2020) pela UFPA. Trabalhou na educação básica (SEDUC-PA) de 2000 a 2011. Atuamente é Professor Adjunto IV da Faculdade de Farmácia da UFPA, desde 2011, onde leciona Matemática, Bioestatística, Física Geral, Química Geral, Análise Farmacêutica, entre outras disciplinas. Coordenador do Laboratório de Física Aplicada à Farmácia (LAFFA) da UFPA.

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Publicado

2025-04-15

Como Citar

Cardoso Dias, D., Barbosa Duarte, A. C., da Silva Picanço, F. R., Abreu dos Santos, L. G. ., & dos Santos Silva, A. (2025). LUDICIDADE COMO MEIO DE APRENDIZADO:: A QUÍMICA DA OXIRREDUÇÃO . Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 7(1), 1–21. https://doi.org/10.61164/rmnm.v7i1.3740

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