CORRIDA RADIOATIVA
O USO DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA O ENSINO DA FÍSICA DAS RADIAÇÕES E PROTEÇÃO RADIOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v8i1.3731Palavras-chave:
Aprendizagem, Jogos, Ensino de FísicaResumo
O ensino da física das radiações enfrenta desafios devido à complexidade dos conceitos e à necessidade de compreender medidas de proteção radiológica, tornando essencial a adoção de metodologias ativas, como jogos educativos, para promover uma aprendizagem mais significativa e engajadora. Nesse contexto, este estudo apresenta um jogo de tabuleiro interativo desenvolvido para auxiliar na assimilação de conceitos sobre radiação ionizante e normas de segurança, integrando desafios e eventos que estimulam a aplicação prática do conhecimento teórico. Através de uma revisão de literatura, são discutidos os benefícios do ensino lúdico, como o aumento do engajamento dos estudantes, a facilitação da aprendizagem significativa e o estímulo ao desenvolvimento cognitivo e colaborativo.
Referências
BERQUO, F. R.; SANTOS, L. G. A. dos. Jogos didáticos digitais: recursos para estimular o ensino e a aprendizagem de Física. Revista Educação Pública, v. 20, nº 43, 2020. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/43/jogos-didaticos-digitais-recursos-para-estimular-o-ensino-e-a-aprendizagem-de-fisica.
DE CASTRO, D. F.; DE MALTA TREDEZINI, A. L.. A importância do jogo/lúdico no processo de ensino-aprendizagem. Perquirere, v. 1, n. 11, p. 166-181, 2014.
DE LUCENA, E. A. et al. Radiação ionizante, energia nuclear e proteção radiológica para a escola. Brazilian Journal of Radiation Sciences, v.5, n.1, 2017. DOI: https://doi.org/10.15392/bjrs.v5i1.215
ESMERALDO, N. F. de A.; LIMA, F. M. J. S. .; CAVALCANTE NETO, P. E. . Jogos para o ensino de Física. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–18, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5337. Acesso em: 15 mar. 2025.
LEANDRO, J. F. M. et al.. USO DO LÚDICO PARA O ENSINO E APRENDIZADO DE FÍSICA (HIDROSTÁTICA) NO ENSINO SUPERIOR. In: Revolutionizing Learning: Innovative Approaches in Educational Sciences, Seven Editora, 2024. DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2024.033-010.
LOZZA, R.; RINALDI, G. P. O USO DOS JOGOS PARA A APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR. Caderno PAIC, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 575–592, 2017. Disponível em: https://cadernopaic.fae.edu/cadernopaic/article/view/264. Acesso em: 14 mar. 2025.
MACHADO, M. et al. Elaboração de um jogo didático de biofísica como ferramenta de aprendizado e motivação para acadêmicos . do curso de medicina. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 43, e20210101, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2021-0101.
MARTINS, T. J. E.. Avaliação de jogo de tabuleiro para apoio ao ensino de redes de computadores. Trabalho de conclusão de curso, 2020.
MOREIRA, M. A.. Desafios no ensino da física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 43, p. e20200451, 2021.
OKUNO, E.; YOSHIMURA, E. M.. Física das radiações. São Paulo: Oficina de textos, 2016.
PEREIRA, R. F.; FUSINATO, P. A.; NEVES, M. C. D.. Desenvolvendo um jogo de tabuleiro para o ensino de física. Anais do VII ENPEC, p.1-12, 2009.
PETRI, G. et al. Benefícios dos Jogos Não-Digitais no Ensino de Computação. [S.l.], 2018. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/wei/article/view/3481/3440. Acesso em: 12 fev. 2025.
RIGATTI, K.; CEMIN, A.. O papel do lúdico no ensino da matemática. Revista Conectus: tecnologia, gestão e conhecimento, v. 1, n. 1, p. 17-17, 2021.
RODRIGUES, A. de F.; CARRETTA, A. S. J.; GENTIL, V. K.. O lúdico como estratégia do processo de ensino-aprendizagem. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 1, p. 82-87, 2021.
SILVA, K. de L.; FERNANDES, J. C. da C.. Metodologias Ativas e o Lúdico: possibilidades de práticas de leitura em salas de aula. Research, Society and Development, v.9, n.7, p.e122973694-e122973694, 2020. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.3694.
VITOR, D. de M. et al. Utilização de jogos didáticos no ensino da física. Caderno Pedagógico, v. 21, n. 7, p. e5776-e5776, 2024. DOI: 10.54033/cadpedv21n7-139.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.