CORRIDA RADIOATIVA

O USO DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA O ENSINO DA FÍSICA DAS RADIAÇÕES E PROTEÇÃO RADIOLÓGICA

Autores

  • Stefany Cristini Campos Alves Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Vitória Giovana de Sousa Oliveira Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Ewerton Carvalho de Souza Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
  • Antonio dos Santos Silva Universidade Federal do Pará (UFPA) https://orcid.org/0000-0001-8567-2815

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v8i1.3731

Palavras-chave:

Aprendizagem, Jogos, Ensino de Física

Resumo

O ensino da física das radiações enfrenta desafios devido à complexidade dos conceitos e à necessidade de compreender medidas de proteção radiológica, tornando essencial a adoção de metodologias ativas, como jogos educativos, para promover uma aprendizagem mais significativa e engajadora. Nesse contexto, este estudo apresenta um jogo de tabuleiro interativo desenvolvido para auxiliar na assimilação de conceitos sobre radiação ionizante e normas de segurança, integrando desafios e eventos que estimulam a aplicação prática do conhecimento teórico. Através de uma revisão de literatura, são discutidos os benefícios do ensino lúdico, como o aumento do engajamento dos estudantes, a facilitação da aprendizagem significativa e o estímulo ao desenvolvimento cognitivo e colaborativo.

Biografia do Autor

Stefany Cristini Campos Alves, Universidade Federal do Pará - UFPA

Gruanda em Farmácia da UFPA.

Vitória Giovana de Sousa Oliveira, Universidade Federal do Pará - UFPA

Graduanda do ciurso de Farmácia da UFPA.

Ewerton Carvalho de Souza, Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA

Professor doutor em química.

Antonio dos Santos Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduado em Física (bacharelado: 1996; licenciatura: 1997); Química (licenciatura: 2002; industrial: 2010) e Estatística (bacharelado: 2019); Mestre em Física (1999) e em Química (2010); Doutor em Química (2020) pela UFPA. Trabalhou na educação básica (SEDUC-PA) de 2000 a 2011. Atuamente é Professor Adjunto IV da Faculdade de Farmácia da UFPA, desde 2011, onde leciona Matemática, Bioestatística, Física Geral, Química Geral, Análise Farmacêutica, entre outras disciplinas. Coordenador do Laboratório de Física Aplicada à Farmácia (LAFFA) da UFPA.

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Publicado

2025-04-30

Como Citar

Campos Alves, S. C. ., de Sousa Oliveira, V. G. ., Carvalho de Souza, E. ., & dos Santos Silva, A. (2025). CORRIDA RADIOATIVA: O USO DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA O ENSINO DA FÍSICA DAS RADIAÇÕES E PROTEÇÃO RADIOLÓGICA. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 8(1), 1–21. https://doi.org/10.61164/rmnm.v8i1.3731

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