ANALOGIA ENTRE AS TEORIAS DA APRENDIZAGEM (AMBIENTALISTA, INATISTA E INTERACIONISTA) SOB A PERSPECTIVA DA INFÂNCIA COM O FILME MATILDA (1996)
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v7i1.3729Palavras-chave:
Criança. Infância. Teorias da aprendizagem. Família. Educação.Resumo
O artigo em questão tem como objetivo fazer uma analogia entre as teorias da aprendizagem a partir dos teóricos Burrhus Frederico Skinner (1904-1990), com a teoria ambientalista; Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), com a teoria do inatismo; Jean Piaget (1896-1980) e Lev Semenovitch Vygotsky (1896-1934), com a concepção teórica do interacionismo. Com base nessas teorias, o artigo retrata as diferentes concepções acerca da educação apresentada no filme Matilda (1996), possibilitando uma analogia. Sabemos que as famílias são diferentes uma das outras, assim como os outros responsáveis na formação de todo o ser humano: os pais, a família, a escola, o professor e a sociedade em geral, pois possuem diferentes percepções tanto quanto à criança quanto à infância. As teorias de aprendizagem se referem às formas de apreensão de mundo, de sociedade e de homem que têm nos dado um norte daquilo que mais se adapta e, consequentemente, influencia nos processos de ensino e de aprendizagem como o ambientalismo que apresenta uma pedagogia diretiva, o inatismo que dita uma pedagogia não diretiva e o interacionismo cuja pedagogia é a relacional. Assim, o artigo busca, através das teorias de aprendizagem, discutir como a infância é representada por diferentes percepções e práticas educacionais, a partir dos exemplos apresentados pelos personagens no filme Matilda (1996) e, para tal, apresentar as concepções ambientalista, inatista e interacionista bem como refletir os conceitos de infância e infâncias, com ênfase na infância como categoria social; recontar o filme Matilda e fazer analogia com seus personagens e as teorias da aprendizagem, finalizando o artigo com as considerações finais.
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