ROLETA QUÍMICA

O USO DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA O ENSINO DA TABELA PERIÓDICA

Autores

  • Thais Pinheiro Almeida dos Santos Universidade Federal do Pará
  • Yasmin Ribeiro e Silva Araújo Universidade Federal do Pará
  • Ewerton Carvalho de Souza Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Antonio dos Santos Silva Universidade Federal do Pará (UFPA) https://orcid.org/0000-0001-8567-2815

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v3i3.2214

Palavras-chave:

Aprendizagem, Jogos, Ensino de química

Resumo

Nesse trabalho foi desenvolvido um jogo lúdico para o aprendizado sobre os fundamentos da tabela
periódica com o objetivo de proporcionar a compreensão dos conteúdos de química e fomentar a prática pedagógica. Para isso, fabricou-se uma roleta com material de baixo custo juntamente com perguntas distribuídas em níveis distintos e sua aplicação envolveu a participação de 39 alunos. Depois da atividade os discentes responderam uma ficha de avaliação referente à metodologia. A maioria dos
discentes classificou o jogo como uma ótima ferramenta de estímulo ao conhecimento e atribuiu notas
entre 8 e 10. Dessa forma, verificou-se que a atividade é um excelente recurso para facilitar a absorção
de conceitos complexos, principalmente os relacionados a química.

Biografia do Autor

Antonio dos Santos Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduado em Física (bacharelado: 1996; licenciatura: 1997); Química (licenciatura: 2002; industrial: 2010) e Estatística (bacharelado: 2019); Mestre em Física (1999) e em Química (2010); Doutor em Química (2020) pela UFPA. Trabalhou na educação básica (SEDUC-PA) de 2000 a 2011. Atuamente é Professor Adjunto IV da Faculdade de Farmácia da UFPA, desde 2011, onde leciona Matemática, Bioestatística, Física Geral, Química Geral, Análise Farmacêutica, entre outras disciplinas. Coordenador do Laboratório de Física Aplicada à Farmácia (LAFFA) da UFPA.

Referências

Amaral, A. M. do; Mendes, A. N. F; da Silva Porto, P. S. Jogo roletrando como

metodologia alternativa no ensino de química. Experiências em Ensino de Ciências,

v. 13, n. 1, p. 225-240, 2018.

Gil, A. C.. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6ª edição. São Paulo: Atlas S.

A., 2008.

Huizinga, J.. Homo Ludens: O jogo como elemento de cultura. 4ª edição. São Paulo:

Perspectiva S.A., 2000. http://doi.org/10.1016/j.ruslit.2007.01.002. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ruslit.2007.01.002

Kishimoto, T. M.. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1998.

Monteiro Junior, J. O. et al. Metodologia alternativa para o ensino de química:

aplicação do jogo lúdico bingo periódico. A Interlocução de Saberes na Formação

Docente. 1ed.: Atena Editora, 2019, v. 1, p. 152-161.

Oliveira, L. M. S.; Silva, O. G. Da; Silva Ferreira, U. V. da. Desenvolvendo jogos

didáticos para o ensino de química. Holos, v. 5, p. 166-175, 2010. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2010.567

Santana, E. M. de. Autódromo Alquímico: o uso de jogos no ensino de química à luz

da teoria de Vygotsky e análise de conteúdo. Revista Debates em Ensino de

Química, v. 2, n. 2 ESP, p. 128-139, 2016. DOI: https://doi.org/10.3917/nrt.391.0128

Santos, J. C. O. et al. Análise e Utilização de Jogos Lúdicos Como Metodologia no

Ensino de Química. Blucher Chemistry Proceedings, v. 3, n. 1, p. 8-15, 2015.

Soares, M. H. F. B.. Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química : Teoria ,

Métodos e Aplicações. In XIV Encontro Nacional de Ensino de Química. Curitiba,

Paraná: Departamento de Química - Universidade Federal do Paraná, 2008.

Soares, M. H. F. B. Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química: uma discussão

teórica necessária para novos avanços. Revista debates em Ensino de Química, v.

, n. 2, p. 5-13, 2016. DOI: https://doi.org/10.12968/sece.2016.2.13

Sobrinho, G. K. L. et al. Polimerando a química: jogo da roleta como facilitador do

processo de ensino e aprendizagem de polímeros. Research, Society and

Development, v. 11, n. 11, p. e475111133728-e475111133728, 2022. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i11.33728

Souza, H. Y. S de; Silva, C. K O. Dados orgânicos: um jogo didático no ensino de

química. Holos, v. 3, p. 107-121, 2012. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2012.737

Souza, R. V. F. de et al. O Lúdico no Ensino de Química: validando o jogo didático

Roleta Iônica. In:Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências,12.,

Natal, Anais...Natal: ABREPEC, 2019

Zanon, D. A. V.; Silva, G. M. A. da; OLIVEIRA, R. C de. Jogo didático Ludo Químico

para o ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos: projeto, produção, aplicação e avaliação. Ciências & Cognição, v. 13, n. 1, 2008.

Downloads

Publicado

2024-03-27

Como Citar

Thais Pinheiro Almeida dos Santos, Yasmin Ribeiro e Silva Araújo, Ewerton Carvalho de Souza, & dos Santos Silva, A. (2024). ROLETA QUÍMICA : O USO DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA O ENSINO DA TABELA PERIÓDICA. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 3(3). https://doi.org/10.61164/rmnm.v3i3.2214

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.