A IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA NO DESENVOLVIMENTO MOTOR EM CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
DOI:
https://doi.org/10.61164/rsv.v3i1.2239Palabras clave:
Transtorno do espectro do Autismo, Fisioterapia, Desenvolvimento motor, Qualidade de vida.Resumen
O transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um transtorno do desenvolvimento neurológico, caracterizado por dificuldades de comunicação e interação social e pela presença de comportamentos e/ou interesses repetitivos ou restritos. Acredita-se que a fisioterapia, nestes pacientes, pode contribuir para o desenvolvimento motor, ativação de áreas da concentração e integração social. Os transtornos do espectro autista cursam com alterações motoras, como prejuízo na aquisição de sequências práticas, da sensibilidade e da percepção, do equilíbrio, da coordenação motora grossa e fina, do tônus muscular, da resistência muscular, cardiovascular e cardiorrespiratória, da consistência e uniformidade do desempenho motor e dos marcos motores dos primeiros meses de vida. Portanto, o fisioterapeuta tem papel primordial no tratamento das alterações motoras nos transtornos do espectro autista e na prevenção de agravos dessas pessoas, interferindo positivamente no desenvolvimento e melhora da qualidade de vida, permitindo ao indivíduo melhores respostas adaptativas ao seu ambiente.
Citas
ALMEIDA, Paulo A.S; et al. Autismo infantil. Rev. Bras. Psiquiatra. São Paulo, v. 22, s. 2, 2018.
ARAÚJO, A. C., ASSIS, G., SOUZA, L., NICOLAU, L., & LACERDA, S. Efeitos da abordagem fisioterapêutica no desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista, 2023. DOI: https://doi.org/10.37885/230713900
AZEVEDO, A; GUSMÃO, M. A importância da fisioterapia motora no acompanhamento de crianças autistas. Rev. Eletrôn. Atualiza Saúde, Salvador, v. 2, n. 2, p. 76-83, 2016.
BARBOSA, A. D. Avaliação fisioterapêutica aquática. Paraná, 2017.
BATISTA, J. P., OLIVEIRA, J. R., & PEREIRA, R. G. B. Abordagem fisioterapeutica no tratamento de crianças com transtorno de espectro autista. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, 3(1), 2023. DOI: https://doi.org/10.51161/conbrasmo2023/27989
BORGES, A. P.; MARTINS, V. N. S.; TAVARES, V. B. A hidroterapia nas alterações físicas e cognitivas de crianças autistas: uma revisão sistemática. Pará, 2016. DOI: https://doi.org/10.22410/issn.1983-0882.v13i3a2016.1162
BRAGA, H. V. Efeito da fisioterapia aquática na força muscular respiratória de crianças e adolescentes com Síndrome de Down. Umuarama- PR, 2019. DOI: https://doi.org/10.25110/arqsaude.v23i1.2019.6392
CAROMANO, F. A. Ensino da hidroterapia na graduação estabelecendo objetivos. Fisioterapia Brasil, São Paulo, p. 237-241, 2019. DOI: https://doi.org/10.33233/fb.v3i4.2965
DE ARAÚJO M, L. G., COSTA, G. E. P., LIMA, P. E., DA SILVA, V. H. F., BEZERRA, A. B., OLIVEIRA, A. C. C., ... & DOS SANTOS, R. N. A importância da fisioterapia no atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Research, Society and Development, 10(5), e24410514952-e24410514952, 2021. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i5.14952
DE SOUZA GAIA, B. L; DE FREITAS, F. G. B. Atuação da fisioterapia em crianças com transtorno do espectro autista (TEA): uma revisão da literatura. Diálogos em Saúde, v. 5, n. 1, 2022. DOI: https://doi.org/10.29327/555828.1-3
DOS ANJOS, C. C., DE LIMA, J. S., DE OLIVEIRA ARAÚJO, R., DE MELO CALHEIROS, A. K., RODRIGUES, J. E., & ZIMPEL, S. A. Perfil psicomotor de crianças com Transtorno do Espectro Autista em Maceió/AL. [TESTE] Revista Portal: Saúde e Sociedade, 2(2), 395-410, 2017. DOI: https://doi.org/10.28998/2525-4200.2016v2n2.395-410
DUTRA, S. S. Tratamentos terapêuticos em crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA): Revisão literária. Uberlândia- MG, 2018.
FERNANDES, P. F. A., & OLIVEIRA, V. R. T. D. Abordagem fisioterapêutica em pacientes com transtorno do espectro autista, 2022.
FERREIRA, H. Desenvolvimento neuro psicomotor em crianças de 0 a 5 anos no contexto do transtorno do espectro autista e a intervenção fisioterapêutica. Revista Cathedral, v. 5, n. 2, p. 64-71, 2023.
FERREIRA, J. T. C., MIRA, N. F., CARBONERO, F. C., & CAMPOS, D. Efeitos da fisioterapia em crianças autistas: estudo de séries de casos. Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, 16(2), 2016. DOI: https://doi.org/10.5935/1809-4139.20160004
FONSECA, C., NASCIMENTO, G., SILVA, K., & MACIEL, D. Contribuição da Fisioterapia no desenvolvimento psicomotor da criança com transtorno do espectro autista: uma revisão bibliográfica. Revista Novos Desafios, 1(1), 31-43, 2021.
GOMES M. G. J. B.; SIMIONI, L. A terapia ocupacional aquática no tratamento de adolescente com síndrome de down e autismo associados. Caxias do Sul- RS, 2017.
GOMES, FELIPE P; et al. A equoterapia é um método educacional e terapêutico. São PAULO. v. 4, n. 2, p. 6-7, 2015.
GOMES, K. S. A interação social de crianças com transtorno do espectro autista em vivências aquáticas. Florianópolis- SC, 2018.
GONZAGA, C. N., DE OLIVEIRA, M. C. S., ANDRÉ, L. B., DE CARVALHO, A. C., & BOFI, T. C. Detecção e intervenção psicomotora em crianças com transtorno do espectro autista. In Colloquium Vitae. ISSN: 1984-6436 (Vol. 7, No. 3, pp. 71-79), 2015. DOI: https://doi.org/10.5747/cv.2015.v07.n3.v146
GUEDES, N. P. DA S.; TADA, I. N. C. A produção científica brasileira sobre autismo na psicologia e na educação. Psicologia: Teoria e Pesquisa. v.31, n. 3.p. 303-309, 2015 DOI: https://doi.org/10.1590/0102-37722015032188303309
HOLANDA, M D. W; et al. Autismo pensando sobre crianças. Porto Alegre, 2013.
KLIN, A. Autismo e síndrome de Asperger: uma visão geral. Brazilian Journal ofPsychiatry.v.28. n.11. p.1-11. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-44462006000500002
KOVALSKI, B. F. Abordagens terapêuticas no desenvolvimento motor, cognitivo e de linguagem do paciente pediátrico com transtorno do espectro autista: Uma revisão integrativa, 2022.
LIMA, L. C. D. S., DA SILVA LOPES, Z. X., DE MELO, E. M., SOUZA, A. A., LACERDA, G. R., MARTINS, N. A. M., ... & QUEIROZ, G. T. Transtorno do espectro autista: a importância da fisioterapia infantil na pandemia. Mostra de Inovação e Tecnologia São Lucas (2763-5953), 2(1), 297-298, 2021.
MARTINS, K. C. D. A. D., & MEDEIROS, L. S. T. D. Atuação da fisioterapia no desenvolvimento motor de crianças com transtorno do espectro autista: revisão integrativa, 2022.
OLIVEIRA, C. A; SETIÉ, S, J.S. Transtorno do espectro do autismo. São Paulo, 2017.
OLIVEIRA, D. D; BARBOSA, N. R. Efeito da equoterapia no desempenho funcional de crianças e adolescentes com autismo. Revista de Terapia Ocupacional da USP, Brasil, v. 27, n. 3, p. 271-277, dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v27i3p271-277
OLIVEIRA, É. M., GONÇALVES, F. T. D., MAGALHÃES, M. M., DO NASCIMENTO, H. M. S., DE CARVALHO, I. C. V., LEMOS, A. V. L., ... & CARNEIRO, M. S. O impacto da psicomotricidade no tratamento de crianças com transtorno do espectro autista: revisão integrativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde, (34), e1369-e1369, 2019. DOI: https://doi.org/10.25248/reas.e1369.2019
OPAS/OMS Brasil- Transtorno do Espectro Autista, 2017
PAULINO E. S. Medicina de Reabilitação: associação brasileira de medicina física e reabilitação academia brasileira de medicina de reabilitação. 4° Edição, Rio de Janeiro, Editora Guanabara Koogaan, 2015.
POGANSKI, S. K., & SOUZA, I. A. D. S. A Importância da equoterapia no desenvolvimento motor em criança com transtorno do espectro autista: uma revisão bibliográfica, 2020.
PONICK, C. Fisioterapia aquática em crianças com transtorno do espectro autista-TEA: estudo de caso. In: 15º Congresso Internacional da Rede Unida. 2022.
PRATES, A. C., DE OLIVEIRA BONIFÁCIO, D. W., MAGNANI, M. S., VICENTINI, C. R., DE MOURA MUNIZ, G. M., MACHADO, C. K., & ELIAS, S. M. Os benefícios da fisioterapia na independência funcional em crianças com transtorno do espectro autista. Corpo Editorial Conselho Diretivo, 2019.
RODRIGUES, J. A. L., & MONTEIRO, V. H. F. Atuação da fisioterapia no transtorno do espectro autista. Revista Científica Unilago, 1(1), 2020.
SANTANA, E. S., SILVA, G. D. J., SANTOS, L. K. C., & SANTOS, N. B. D. Importância da fisioterapia em crianças com Transtorno do Espectro Autista, 2022.
SANTOS, A. F. D. R. Aspectos do desenvolvimento do portador de transtorno do espectro autista e as contribuições da fisioterapia: revisão integrativa, 2021.
SANTOS, B. A. S; VIEIRA, F. W. Revisão bibliográfica dos benefícios que a equoterapia proporciona a praticantes com transtorno do espectro autista. Pesquisa e Extensão-SIEPE. 2017.
SILVA, J. E. S. A fisioterapia no desenvolvimento motor das crianças com transtorno do espectro autista (TEA), 2022. DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.8772128094
VALOIS, B., ASSUMPÇÃO, E., LUZ, E. D. O., CHAGAS, S. S. D., AMARAL, C. S. D., & ARAÚJO, L. D. D. A psicomotricidade como abordagem fisioterapeutica no desenvolvimento motor de crianças com transtorno do espectro AUTISTA. Pesquisa & Educação A Distância, (26), 2022.