PROPOSTA LÚDICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA EXPERIMENTAL: UTILIZAÇÃO DE UM JOGO DE CARTAS SOBRE A NOMENCLATURA E USABILIDADE DAS VIDRARIAS
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v5i1.2441Palabras clave:
baralho, estratégia de ensino, jogo de químicaResumen
As aulas experimentais oportunizam maior percepção científica das modificações que ocorrem na matéria. A pesar disso, muitos estudantes apresentam adversidades em realizar experimentos devido ao desconhecimento de equipamento e utensílios de vidro utilizados nas atividades experimentais. Portanto, é necessário o desenvolvimento de metodologias que estimulem e promovam a aprendizagem do aluno. Os jogos são atividades lúdicas que podem contribuir para o desenvolvimento dos conteúdos da disciplina de Química. Nesta concepção, essa pesquisa teve como objetivo verificar o estado lúdico da proposta de um jogo de cartas intitulado Baralho de Vidrarias, desenvolvido para auxiliar os discentes do 1º período da Licenciatura em Química na identificação, usabilidade e aplicabilidade das vidrarias básicas utilizadas em laboratório durante as aulas experimentais. A ação ocorreu, no 1º semestre de 2024, durante a disciplina de Química Experimental I, envolvendo 10 discentes do 1º período do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – IFTO, campus Paraíso do Tocantins. O jogo foi confeccionado com noventa e duas (92) impressões dos nomes, usabilidade e fotos dos utensílios de vidro e porcelana, com recortes retangulares (9 cm x 6 cm) de papel cartão e a participação de dois a quatro participantes, os quais recebem inicialmente 9 (nove) cartas. Após a atividade lúdica, foi aplicado um questionário avaliativo com quatro perguntas fechadas e uma aberta. O jogo Baralho das vidrarias avaliado pelos discentes do 1° Período do Curso de Licenciatura em Química apresentou resultados satisfatórios, onde todos os itens avaliados apresentaram valores iguais ou maiores a 70% de aprovação. O jogo produzido e aplicado auxiliou na fixação, contribuindo para a aprendizagem do conteúdo sobre reconhecimento e função das vidrarias utilizados nas atividades experimentais de Química, proporcionando um ambiente de aprendizagem agradável e divertida.
Citas
FERREIRA, J.F.; SANTOS, J.C.O.; FERREIRA, B.N.; FONSECA, L.L.S.A.; DANTAS, T.R.; AZEVEDO, A.S.; CARDOSO, M.L.M.S.; GARCIA, J.D.R.; ARAÚJO, J.V.S.; SANTOS, D. Utilização de jogos didáticos no ensino de funções orgânicas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE QUIMICA, 59., 2019, João Pessoa. Anais Eletrônicos [...]. João Pessoa, 2019. Disponível em: http://www.abq.org.br /cbq/2019/trabalhos/5/956-27759.html. Acesso em: 21 mar. 2024.
LIMA, S. L. C.; TAVARES, A. J.; REINALDO, S. M. A. S.; FERNANDES P. R. N. Conhecendo vidrarias: uma atividade lúdica para alunos de química. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DO IFRN 9., 2013, Natal. Anais Eletrônicos [...]. Natal, 2013. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ocs/index.php/congic/ix/papper/viewFile/8
/125. Acesso em: 11 maio. 2024.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. Antônio Carlos Gil. - 6. ed. - São Paulo: Atlas,2008.
GOMES MARIN, N; DA SILVA PULGARIN, M. G.; RIBEIRO DA SILVA, J.; GUIMARÃES BRANDÃO, E. Memorizando vidrarias: uma atividade para ensino de química. In: CONGRESO INTERNACIONAL DE FORMACIÓN DE PROFESORES DE CIENCIAS, 8, 2018, Bogotá. Revista Tecné, Episteme y Didaxis. Bogotá, 2018. Disponível em: https://revistas.pedagogica.edu.co/ index.php/TED/article/view/8900
/6680. Acesso em: 5 de maio. 2024.
GONÇALVES, A.C.C.; DE SOUSA, A.C.A.; CUNHA, J.N.F.; PATRÍCIO, J.C.; SCHWINGEL, J.F.; ESGALHA, S.P.V. Aplicação do jogo didático inclusivo missão orgânica no Instituto Federal de Mato Grosso. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE QUIMICA, 59., 2019, João Pessoa. Anais Eletrônicos [...]. João Pessoa, 2019. Disponível em: https://www.abq.org.br/cbq/2019/trabalhos/6/99927912.html. Acesso em: 21 ago. 2023.
GUIZZO, M. A. R.; PEREIRA, E. G.; NICOLETE, P. C. KUYVEN; N. Neiva L.; BEHAR, P. A. Construção de Objetos de Aprendizagem para o Ensino de Química. Química Nova na Escola. v. 41, n. 2, p. 133-138, 2019. http://dx.doi.org/10.21577/
-8899.20160152. Acesso em 21 fev. 2024
LEÃO, M.F.; FANTINELL JÚNIOR, M.; COSTA, A.N.S.; ALVES, A.C.T. Jogos didáticos no ensino de ciências: maneira diferenciada de ensinar e aprender sobre poluição. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE QUIMICA, 59., 2019, João Pessoa. Anais Eletrônicos [...]. João Pessoa, 2019. Disponível em: http://www.abq.org.br /cbq/2019/trabalhos/5/956-27759. html. Acesso em: 10 mar. 2024.
OLIVEIRA, P. D.; BARROSO, G, R.; CARVALHO, N, F.; RIBEIRO, dos S. K.; DONZA, S. M. V.; DE BRITO, V. M.; PANTOJA, C. M. Estudo de ligações químicas: aplicação de um jogo didático e sua importância para o ensino de química em um cursinho popular de Belém do Pará. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE QUIMICA, 59., 2019, João Pessoa. Anais Eletrônicos [...]. João Pessoa, 2019. Disponível em: https://www.abq.org.br/cbq/2019/trabalhos/6/455-27262.html. Acesso em: 11 abr. 2023
SANTANA, E. M. A Influência de atividades lúdicas na aprendizagem de conceitos químicos. In: SENEPT, 2008, Belo Horizonte. Anais... São Paulo: Universidade de São Paulo, Instituto de Física - Programa de Pós-Graduação, 2008. Disponível em: https://docplayer.com.br/15580648-A-influencia-de-atividades-ludicas-na-aprendizagem
-de-conceitos-quimicos.html Acesso em 2 ago. 2023
SOUSA, V.M.; SOARES, G. B; SILVA, F.P.; VIROLI, S.L.M. Conhecimento e utilização das vidrarias pelos ingressantes no curso de licenciatura em química do IFTO: campus paraíso do Tocantins. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE QUIMICA, 57., 2017, Gramado. Anais Eletrônicos [...]. Gramado, 2017. Disponível em: http://www.abq.org.br/cbq/2017/trabalhos/6/1162723264.html. Acesso em: 21 ago. 2023.
WARTHA, E. J.; KIOURANIS, N. M. M.; VIEIRA, R. M. Jogos educativos e o desenvolvimento de capacidade de pensamento crítico. In: CLEOPHAS, M.; SOARES, M. H. F. B. Didatização Lúdica no Ensino de Química Ciências. São Paulo: Livraria da Física, 65-77. 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.