AÇÃO DE GÁS ETILENO: ANÁLISE CIENTÍFICA NA MATURAÇÃO DE FRUTOS CLIMÁTERICOS POR ALUNOS DO 3º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM PARAÍSO DO TOCANTINS-TO
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v5i1.2326Palavras-chave:
experimentação, maçã e limão, alcenoResumo
As aulas experimentais estimulam a aprendizagem dos alunos, observação, investigação da natureza e solução de problemas propostos ou observados. A observação e a prática experimental proporcionam, além da compreensão de procedimentos e conceitos, a melhoria de diversas capacidades cognitivas e a compreensão da essência da ciência. O propósito do estudo foi analisar o amadurecimento dos frutos sem e com embalagens plásticas e papel, em temperaturas de 18 °C e 25 ºC por 16 dias, e relacionar o amadurecimento com a produção de gás eteno. A investigação científica foi realizada em duas etapas, a primeira etapa foi realizada abordando o tópico hidrocarbonetos, subtópico alcenos, ministrado na Química Orgânica, e a influência do gás etileno no amadurecimento dos frutos. Na segunda etapa, após a explanação, houve a experimentação. Foram utilizados limões, maçãs e bananas. Os frutos em temperatura ambiente (controle) e a 18 °C, foram mantidos nessas temperaturas por 16 dias embalados em plástico e papel. Após a realização da experiência, os alunos preencheram um questionário sobre o experimento. A pesquisa científica auxilia no entendimento dos conteúdos do currículo de Química e incentiva a busca pelo conhecimento, despertando o interesse pelo tema, auxiliando no desenvolvimento de novos conceitos e soluções para problemas. Com base no fenômeno e experiência, os estudantes foram protagonistas no experimento e desenvolveram suas próprias conclusões. A investigação cientifica associou o senso comum e o conhecimento cientifico, produzindo uma explicação cientifica e demostrando a ligação dos conteúdos estudados disciplina de Química com o seu dia a dia.
Referências
ALVES, A. C. T.; LEÃO, M. F. Instrumentação no ensino de química. 1. ed. Uberlândia-MG: Edibrás, 2017. DOI: https://doi.org/10.14393/19834071.2013.23065
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Média e Tecnológica. (SEMTEC). PCN+ ensino médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília, DF: MEC/SEMTEC, 2002.
CARVALHO, A. M. P., VANNUCCHI, A. I., GONCALVES, M. E. R., REY, R. C. Ciências no Ensino Fundamental: o conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 199p, 2005.
FRANCISCO JR, W. E.; FERREIRA, L. H.; HARTWIG, D. R. Experimentação Problematizadora: Fundamentos Teóricos e Práticos para a Aplicação em Salas de Aula de Ciências. Química Nova. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc30
/07-PEQ-4708.pdf. Acesso em 20 ago. 2023.
GUIMARÃES, C. C. Experimentação no Ensino de Química: Caminhos e Descaminhos Rumo à Aprendizagem Significativa. Química Nova na Escola, 2009. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/ online/ qnesc31_3/08-RSA-4107.pdf. Acesso em 25 set. 2023
LEÃO, M. F.; OLIVEIRA, E. C.; PINO, J. C. Formação de professores voltada para promover aprendizagens com significado por meio de um ensino dinâmico. Revista Pedagogia em Foco, v. 10, p. 04-18, 2015. Disponível em: https://revista. facfama.
edu.br/index.php/PedF/article/view/148/126. Acesso em: 23 set. 2023.
LÔBO, S. F. O trabalho experimental no ensino de química. Química Nova, v. 35, n. 2, p. 430–434, 2012. https://doi.org/10.1590/S0100-40422012000200035 DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-40422012000200035
NANNI, R. Natureza do conhecimento científico e a experimentação no ensino de ciências. Revista eletrônica de ciências, São Carlos – SP, n. 24, 26 mai., 2004. Disponível em: http://cdcc.sc.usp.br/ciencia/artigos/art_26/natureza.html. Acesso em: 02 mar., 2022.
NUNES, J. B.; BERNARDO, R. R. Uma discussão sobre as propostas de experimentação em Cinética Química nos livros didáticos do PNLD no triênio 2019-2021. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 14, n. 00, p. e021010, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/ index.php cef/article/view/151
Acesso em: 14 out. 2023.
OLIVEIRA, J. R. S. Contribuições e abordagens das atividades experimentais no ensino de ciências: reunindo elementos para a prática docente. Acta Scientiae, Canoas, v.12, n.1, p. 139- 153, jan./jun. 2010
RODRIGUEZ, V. F.de S. O ensino de conceitos científicos em espaços não formais de educação: uma experiência em um centro de educação ambiental. Dissertação em Ensino de Ciências. Universidade Federal do Pampa, Bagé, 2016. Disponível em: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1251. Acesso em 23 ago. 2023.
SANTANA, R.O.; SILVA, R.C.; VIANA, C.C.; JOSAPHAT, E.; RAMOS, L.P.; CHERMONT, J.N.M.; QUEIROZ, F.A.; SANTOS, L.J.S. A experimentação como ferramenta pedagógica na amostra de química: socializando saberes com produções de estudantes do ensino médio. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE QUIMICA, 58., 2019, João Pessoa. Anais Eletrônicos [...]. João Pessoa, 2019. Disponível em: http://www.abq.org.br/ cbq/2018/traba
lhos/6/1982-23566.html. Acesso em: 25 ago. 2023
SERT, M. A.; KERN, K. A. P.; CORTEZ, E. M. Experimento para observação da ação do etileno sobre o amadurecimento de frutos climatéricos. Arquivos do Mudi, v. 11, n. 1, p. 32-34, 3 mar. 2013.
SILVA, G. O. B. da. Experimentação no ensino de Química: uma proposta para o ensino utilizando o tema alimentos. Trabalho de Conclusão de Curso Licenciatura em Química Universidade. de Brasília, Brasília, 2015. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/12708/1/2015_GustavoOliveiraBarbosaDaSilva.pdf. Acesso em: 20 set. 2023.
SILVA, R. R.; MACHADO, P. F. L.; TUNES, E. Experimentar sem medo de errar. In: SANTOS, W. L. P. e MALDANER, O. A. (Org.). Ensino de Química em Foco. Ijuí: Editora Unijuí, 2011, p. 231-262
SOUZA, V de F.; MARASCHIN, A. de A.; HARTMANN, A. M.; MARTINS, M. M. Experimentação em espaços não formais de educação: o ensino de conceitos científicos em um centro de educação ambiental. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 10, n. 2, 2021. https://doi.org/10.35819/tear.v10. DOI: https://doi.org/10.35819/tear.v10.n2.a5349
n2.a5214. Acesso em: 29 out. 2023.
ZÔMPERO, A. F.; LABURÚ, C. E. Atividades investigativas no ensino de ciências: aspectos históricos e diferentes abordagens. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 13, n. 3, p. 67–80, set. 2011 DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172011130305
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.