ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS FÍSICO QUÍMICA E MICROBIOLÓGICAS DO MESOCARPO DE FRUTOS CONGELADOS COMERCIALIZADOS EM SUPERMERCADOS NA CIDADE DE PARAÍSO DO TOCANTINS
Palavras-chave:
Saúde pública, Avaliação da qualidade, CongelamentoResumo
Controlar a qualidade do mesocarpo de frutos congelados, exige um conjunto de técnicas e atividades operacionais utilizando para isso análises físico químicas e microbiológicas. A pesquisa avaliou o mesocarpo de frutos congelados comercializados em supermercados no Município de Paraíso do Tocantins através dos indicadores previstos na legislação. Durante os meses de março a agosto de 2022, foram coletadas amostras de mesocarpo de frutos congelados de quatro (4) sabores e quatro (4) marcas diferentes supermercados em Paraíso do Tocantins. A acidez, ácido ascórbico, pH, sólidos solúveis e totais seguiram os procedimentos do Instituto Adolf Lutz. Coliformes, bolores, Salmonella sp e leveduras foram realizadas por metodologia proposta por Silva. Houve ocorrência de diferença significativa entre os resultados ao nível de 5% de significância. Os mesocarpos do cupuaçu apresentaram percentual de ácido ascórbico, sólido solúveis e totais abaixo do valor mínimo estipulado pela legislação. O resultado das microbiológico classificou os mesocarpos congelados como aptos para o consumo. A não conformidade desses parâmetros coma legislação sugere diluição excessiva durante operações unitárias de trituração e despolpamento da fruta, qualidade da água utilizada no processamento, ataque de microrganismos nas etapas do processamento e falta de padronização durante os estágios de amadurecimento do fruto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.