Calorímetro alternativo com material de baixo custo:

estratégia didática para o ensino de termoquímica

Autores

  • Sérgio Luis Melo Viroli Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins
  • Bruno Pereira de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins
  • Nelson Pereira Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Palavras-chave:

ensino investigativo, reação de neutralização, experimentação

Resumo

O ensino de Química necessita de aulas que envolva os estudantes com atividades investigativas. O objetivo do estudo foi a construção de um calorímetro alternativo com material de baixo custo. O experimento foi realizado no mês maio em 2022, no Instituto de Educação Ciências e Tecnologia do Tocantins IFTO campus Paraíso do Tocantins, com a participação de 25 alunos do 2º Ano do Ensino Médio Integrado ao Curso de Agroindústria com idades entre 15 a 18 anos, sendo 60% do sexo masculino e 40% do sexo feminino. O direcionamento do estudo realizado é de caráter experimental e quantitativo. O calorímetro construído foi utilizado na determinação da entalpia de dissolução do cloreto de potássio (KCl), hidróxido de potássio (KOH) em água destilada e calor da reação de neutralização das soluções ácido clorídrico (HCl) 0,5 mol/L molar e Hidróxido de sódio (NaOH) 0,5 mol/L. Após o experimento os alunos responderam um questionário. A construção do calorímetro alternativo elaborado com material de baixo custo auxiliou a aprendizagem, colaborando como desenvolvimento de um conhecimento significativo visando à melhoria do ensino através de uma melhor absorção do conhecimento sobre estudo da entalpia de neutralização.

Downloads

Publicado

2023-07-25

Como Citar

Viroli, S. L. M. ., Souza , B. P. de, & Carvalho, N. P. (2023). Calorímetro alternativo com material de baixo custo:: estratégia didática para o ensino de termoquímica. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 6(1). Recuperado de https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/1347

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)