PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:
UM OLHAR SOBRE O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO INFANTIL
Keywords:
criança, ensino, aprendizagem, desenvolvimentoAbstract
O objetivo dessa pesquisa é descrever o uso de metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem no âmbito da educação física escolar no ensino infantil. Para a constituição da presente pesquisa, foi utilizada como recurso metodológico para formulação do estudo, a revisão bibliográfica. Essa metodologia, oferecer ao pesquisador estratégias de conhecimentos já estuados, de modo a possibilitar a elaboração resolutiva frente à natureza do fenômeno estudado. Dando-lhe, as possíveis soluções diante de conteúdos relevantes. Os recursos didáticos e metodológicos assumem a corresponsabilidade no contexto da educação. Pois, as mudanças que ocorrem no mundo do ensino precisa adaptar a realidade e demanda inovação. E para isso ocorrer satisfatoriamente, a metodologia ativa vem para contribuí na busca de novos horizontes, de modo a dialogar no processo de ensinoaprendizagem. O uso da metodologia ativa implica articular ação planejada em espaço de discussão pedagógica e didática. Isto é, no que diz respeito a sua aplicabilidade. Nesse rol, a educação física escolar no âmbito do ensino e aprendizagem com criança, trata-se do conhecimento prévio que a criança tem dos espaços físicos e sua relação com o meio. Propomos, desta maneira, que a educação física escolar quando desenvolvida no seio da metodologia ativa, oferecem elementos estruturante de compreensão do corpo, cognição, afetivo, emocional, movimento, tamanho, altura e outros aspectos, que dão subsídios para o processo de aprendizagem. Essas questões constituem-se como meio ativo para desenvolver da criança.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.