PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:
UM OLHAR SOBRE O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO INFANTIL
Palavras-chave:
criança, ensino, aprendizagem, desenvolvimentoResumo
O objetivo dessa pesquisa é descrever o uso de metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem no âmbito da educação física escolar no ensino infantil. Para a constituição da presente pesquisa, foi utilizada como recurso metodológico para formulação do estudo, a revisão bibliográfica. Essa metodologia, oferecer ao pesquisador estratégias de conhecimentos já estuados, de modo a possibilitar a elaboração resolutiva frente à natureza do fenômeno estudado. Dando-lhe, as possíveis soluções diante de conteúdos relevantes. Os recursos didáticos e metodológicos assumem a corresponsabilidade no contexto da educação. Pois, as mudanças que ocorrem no mundo do ensino precisa adaptar a realidade e demanda inovação. E para isso ocorrer satisfatoriamente, a metodologia ativa vem para contribuí na busca de novos horizontes, de modo a dialogar no processo de ensinoaprendizagem. O uso da metodologia ativa implica articular ação planejada em espaço de discussão pedagógica e didática. Isto é, no que diz respeito a sua aplicabilidade. Nesse rol, a educação física escolar no âmbito do ensino e aprendizagem com criança, trata-se do conhecimento prévio que a criança tem dos espaços físicos e sua relação com o meio. Propomos, desta maneira, que a educação física escolar quando desenvolvida no seio da metodologia ativa, oferecem elementos estruturante de compreensão do corpo, cognição, afetivo, emocional, movimento, tamanho, altura e outros aspectos, que dão subsídios para o processo de aprendizagem. Essas questões constituem-se como meio ativo para desenvolver da criança.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.