UMA PROPOSTA LÚDICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA ANALÍTICA

Autores

  • Fabíola Beatriz Oliveira Lopes Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Giselle Patrícia de Oliveira Andrade Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Izadora Rodrigues Bezerra Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Maria Izabel do Egito Costa Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Antonio dos Santos Silva Universidade Federal do Pará (UFPA) https://orcid.org/0000-0001-8567-2815

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v7i1.3741

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Educação superior, gamificação no ensino

Resumo

A aprendizagem mediada é uma abordagem pedagógica em que um facilitador atua como ponte entre o aluno e os conteúdos, auxiliando a uma compreensão mais profunda e significativa do conteúdo. Entre as diversas formas de mediação, a atividade lúdica se destaca como uma estratégia eficaz para engajar os estudantes e tornar o aprendizado mais lúdico e dinâmico. Neste contexto, o trabalho apresentado propôs a criação de um jogo didático intitulado "Volumetria de precipitação: O desafio químico", desenvolvido para auxiliar no ensino dessa disciplina em cursos superiores. O jogo foi elaborado utilizando materiais de baixo custo, facilitando sua implementação. Ele é composto por um tabuleiro, um conjunto de cartas com perguntas de diferentes níveis de dificuldade, dado e peões de jogadores. A proposta visa tornar a assimilação dos conceitos de Química Analítica mais interativa, reduzindo a resistência dos alunos à disciplina e estimulando uma participação mais ativa no processo de aprendizado.

Biografia do Autor

Fabíola Beatriz Oliveira Lopes, Universidade Federal do Pará - UFPA

Gtraduanda em farmácia pela UFPA.

Giselle Patrícia de Oliveira Andrade, Universidade Federal do Pará - UFPA

Gtraduanda em farmácia pela UFPA.

Izadora Rodrigues Bezerra, Universidade Federal do Pará - UFPA

Graduanda de farmácia da UFPA.

Maria Izabel do Egito Costa, Universidade Federal do Pará - UFPA

Graduanda de farmácia da UFPA.

Antonio dos Santos Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduado em Física (bacharelado: 1996; licenciatura: 1997); Química (licenciatura: 2002; industrial: 2010) e Estatística (bacharelado: 2019); Mestre em Física (1999) e em Química (2010); Doutor em Química (2020) pela UFPA. Trabalhou na educação básica (SEDUC-PA) de 2000 a 2011. Atuamente é Professor Adjunto IV da Faculdade de Farmácia da UFPA, desde 2011, onde leciona Matemática, Bioestatística, Física Geral, Química Geral, Análise Farmacêutica, entre outras disciplinas. Coordenador do Laboratório de Física Aplicada à Farmácia (LAFFA) da UFPA.

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Publicado

2025-04-15

Como Citar

Oliveira Lopes, F. B., de Oliveira Andrade, G. P. ., Rodrigues Bezerra, I., do Egito Costa, M. I., & dos Santos Silva, A. (2025). UMA PROPOSTA LÚDICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA ANALÍTICA. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 7(1), 1–22. https://doi.org/10.61164/rmnm.v7i1.3741

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