OS DESAFIOS DA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO NO CONTEXTO EDUCACIONAL

Autores/as

  • Aline Pinheiro Lima Camargo UNIVC
  • Cezar Augusto Pereira Alves UNIVC
  • Jaysla Guedes Carminate UNIVC
  • JEMIMA XAVIER CHAVES UNIVC
  • KAMYLLA LIMA GALVÃO UNIVC
  • LETÍCIA SUPRANI SILVA UNIVC
  • SHEILA EVANGELISTA PRATES UNIVC
  • MONIELE NASCIMENTO SOUSA UNIVC
  • Christiane Andrade Gomes Schemes Andrade Gomes Schemes UNIVC
  • Gabriel Meira de Souza UNIVC

DOI:

https://doi.org/10.61164/rjnm.v11i1.2913

Resumen

O Transtorno do Espectro Autista tem se tornado cada vez mais visível, principalmente no contexto educacional, onde a inclusão de crianças com esse transtorno é um tema de grande relevância. A educação inclusiva, que busca atender a todos os alunos, independentemente de suas diferenças, é um direito consagrado por legislações nacionais e internacionais, no entanto, sua aplicação enfrenta diversos desafios, especialmente para essas crianças que frequentemente apresentam características como dificuldades na comunicação e interação social, interesses restritos e comportamentos variados, o que pode complicar sua integração no ambiente escolar. A abordagem educacional adequada é essencial para proporcionar uma melhor qualidade de vida para esses alunos, mas o processo de inclusão é repleto de dificuldades para educadores e famílias. A necessidade de práticas pedagógicas flexíveis e adaptadas é fundamental, embora o sistema educacional muitas vezes não esteja preparado para essas adaptações e as políticas públicas de inclusão, embora existentes, muitas vezes não se refletem na prática cotidiana, levando a problemas como a falta de formação específica para os professores e barreiras institucionais que afetam diretamente a aprendizagem das crianças com autismo. Este estudo visa identificar os principais obstáculos à inclusão de crianças com autismo nas escolas e propor soluções para superar esses desafios. A pesquisa foca na análise das barreiras enfrentadas, no papel dos professores e na elaboração de recomendações para aprimorar as práticas pedagógicas e o objetivo é contribuir para o desenvolvimento de estratégias que assegurem uma inclusão escolar mais efetiva, promovendo uma educação mais justa e acessível para todas as crianças.

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Publicado

2024-10-30

Cómo citar

Pinheiro Lima Camargo, A., Augusto Pereira Alves, C., Guedes Carminate, J. ., XAVIER CHAVES, J. ., LIMA GALVÃO, K., SUPRANI SILVA, L., EVANGELISTA PRATES, S. ., NASCIMENTO SOUSA, M., Andrade Gomes Schemes, C. A. G. S., & Meira de Souza, G. . (2024). OS DESAFIOS DA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO NO CONTEXTO EDUCACIONAL. Revista Jurídica Do Nordeste Mineiro, 11(1). https://doi.org/10.61164/rjnm.v11i1.2913