O CÉREBRO SOB PRESSÃO E AS PÍLULAS DA INTELIGÊNCIA: USO DE DROGAS E MEDICAMENTOS PARA AUMENTO DO DESEMPENHO ACADÊMICO
DOI:
https://doi.org/10.61164/rsv.v2i2.3580Keywords:
Cognitive doping. Neurostimulants. Anxiety. Medicalization.Abstract
Atualmente é possível notar o uso crescente de substâncias psicoativas entre os jovens, principalmente no que tange ao âmbito acadêmico, onde os medicamentos utilizados produzem um efeito estimulante. Assim o presente estudo tem o objetivo analisar os fatores que promovem o uso dessas medicações e seu impacto para a saúde. Trata-se de uma revisão da literatura de caráter qualitativo, descritivo e exploratório que utilizou trabalhos publicados entre os anos de 2020 a 2025 nas bases de dados: google Acadêmico, Scielo, PubMed, periódicos de revistas científicas e repositórios de universidades. Por meio da presente pesquisa observa-se que muitos estudantes fazem uso de psicoestimulantes apontando entre outros, o melhoramento cognitivo como motivo para seu uso. Foi identificado que o uso de estimulantes farmacológicos ou naturais podem ser utilizados como uma solução rápida para pendências acadêmicas, no entanto, ao se considerar os possíveis prejuízos causados pelo uso excessivo, os danos parecem superar os benefícios. É importante ressaltar que o uso de estimulantes podem provocar diversos riscos à saúde principalmente quando a o uso prolongado, assim espera-se que o presente estudo contribua de forma positiva para a definição de estratégias que contribuam para a saúde de acadêmicos.
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