ANÁLISE DOS JOGOS TEATRAIS NA PERSPECTIVA DE CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS
Palavras-chave:
Jogos teatrais, Aprendizagem significativa, Comunicação, ProtagonismoResumo
Em relação ao processo de ensino-aprendizagem há diferentes linguagens, como as artes visuais, a dança e os jogos que podem ser exploradas pela escola. Apesar de ser componente curricular desse universo, presente nas diretrizes curriculares para Educação Básica a arte, em especial o trabalho com os jogos teatrais, fica relegado à uma condição marginal. Assim prevalece uma contradição entre as orientações e o que de fato é vivenciado pela escola. Sabe-se que o componente lúdico e improvisacional do teatro permite uma participação ativa do aluno enquanto sujeito que atua e aprende, desenvolvendo a comunicação, formação de novos conceitos e valores. Há nos jogos teatrais problemas cênicos que são propostos e que se correlacionam com o meio cultural e, consequentemente, com a construção de aprendizagens significativas que precisam ser detalhados de forma mais específica. O objetivo da pesquisa é analisar os jogos teatrais enquanto estratégia de ensino e suas possibilidades para construção de aprendizagens significativas. Em termos metodológicos consiste numa abordagem qualitativa que quanto aos meios baseouse numa revisão literária e pesquisa documental. Quanto aos resultados sinaliza que a mediação pelo professor dos jogos teatrais de forma lúdica, interativa e divertida favorece à construção de aprendizagens significativas na medida em que há construção de signos relativos à essa linguagem pelos discentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.