INCLUSÃO DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN E A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO ARTISTICA PARA O SEU DESENVOLVIMENTO INTEGRAL

Autores

  • Nathália de Almeida Franca Tavares Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
  • Rivani Lopes Negreiros Faculdade Presidente Antônio Carlos – Teófilo Otoni
  • Maicon Douglas Chaves Silva Faculdade Presidente Antônio Carlos – Teófilo Otoni

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Síndrome de Down, Artes

Resumo

Visto que a Educação Inclusiva é um modelo educacional referendado por políticas públicas e por estudiosos tanto na esfera pedagógica como psicológica, percebe-se que ainda enfrenta dificuldades para uma efetiva aplicação. Assim este artigo visa analisar e discutir sobre o desenvolvimento integral de aprendizagem e socialização do aluno com Síndrome de Down por meio da arte no processo inclusivo. Entende-se aqui que promover a aprendizagem de alunos com Síndrome de Down por meio da arte permitirá desenvolver competências e habilidades fundamentais para a relação e convívio social, favorecendo ainda um avanço cognitivo, o que faz compreender que a inclusão do aluno com síndrome de down é funcional, em especial com o auxílio da educação artística. A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura, analisando diversos autores que discutiram a temática, entre eles pode-se citar Guebert (2007), Santin e Zych (2012), Werneck (1995), Buoro (1996), entre outros, além de documentos públicos como a Constituição Federal e a LDB/1996.

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Publicado

2023-07-25

Como Citar

Tavares, N. de A. F., Negreiros, R. L., & Silva, M. D. C. (2023). INCLUSÃO DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN E A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO ARTISTICA PARA O SEU DESENVOLVIMENTO INTEGRAL. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 2(1). Recuperado de https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/442

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