A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Palavras-chave:
Deficiência Intelectual, Inclusão, Práticas PedagógicasResumo
O trabalho propõe falar sobre a inclusão de alunos com Deficiência Intelectual nas escolas regulares e recomendar práticas pedagógicas que contribuam com o avanço cognitivo destes alunos no contexto da educação inclusiva. Considera-se que a permanência dos alunos com deficiência intelectual nas escolas regulares com práticas pedagógicas que contemplem a diversidade favorece o seu desenvolvimento e também dos alunos comuns. A Declaração de Salamanca (1994) defende que qualquer criança tem direito à educação e ao acesso aos saberes, nos sistemas regulares de ensino, esta declaração foi entendida como um marco para a Educação Inclusiva que considera a diversidade essencial à espécie humana. A escola inclusiva busca atender as necessidades educativas de todos os alunos, em salas de aulas do ensino regular, de forma a promover a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal de todos. A prática pedagógica na escola inclusiva requer mudanças significativas na estrutura e no funcionamento das escolas, na formação humana dos professores e nas relações família-escola. No ambiente escolar, para que o educando com Deficiência Intelectual possa aderir ao conhecimento e interagir com o ambiente ao qual ele frequenta, torna-se necessário criar condições que favoreçam o interesse e a possibilidade do aluno em participar das atividades. A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.