INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NO ENSINO REGULAR NO BRASIL
Palavras-chave:
Deficiência Auditiva, Ensino Regular, Educação InclusivaResumo
O presente trabalho propõe uma reflexão acerca da educação dos alunos com deficiência auditiva no Ensino Regular no Brasil, suas realizações e dificuldades. Partirá do conceito de surdez e um breve levantamento histórico da deficiência ao longo dos tempos, acompanhando a tentativa de adaptação da mesma na escola regular a partir da educação inclusiva prevista na lei 9.394/96, Lei de Diretrizes e Bases Nacional de Educação. A pesquisa se justifica por considerar importante a educação inclusiva de alunos com deficiência auditiva já que não podem compreender o mundo com a mesma ótica do aluno ouvinte, necessitando assim que o ensino adapte à sua realidade. O objetivo é compreender a realidade da prática inclusiva do aluno com deficiência auditiva no ensino regular e à luz da legislação vigente averiguar se há discrepância com a realidade. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica de artigos, revistas, sites, livros de renomados estudiosos do tema como PACHECO (2007); MIRANDA (2008); CICCONE (1990); GOLDFELD (2002), MANTOAN (1990); SASSAKI (1990); dentre outros. Considerou-se pesquisa qualitativa, pois, não se utilizou de dados estatísticos, pesos, medidas que geram quantidade. Quanto aos fins, considera-se explicativa. Se existe o amparo legal da educação inclusiva que busca reafirmar o direito à igualdade e à educação previstos na CF/88, também deve existir subsídios para que essa prática seja eficiente. A realidade deve estar coerente com a equidade prevista na legislação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.