EDUCAÇÃO INFANTIL:
A cultura africana e afro-brasileira e seus reflexos na desconstrução de práticas racistas
Palavras-chave:
Educação Infantil, Cultura africana, Afro-brasileira, Diversidade culturalResumo
Por meio deste artigo pretendeu-se analisar o estudo da cultura africana e afrobrasileira no currículo da educação infantil como possibilidade de incentivar o respeito à diversidade cultural e a desconstrução de práticas racistas. Estudar a cultura africana e afro-brasileira na Educação Infantil fundamenta-se na ideia de que é nessa fase que o indivíduo começa a desenvolver a personalidade e também em atenção aos Parâmetros Curriculares Nacionais num momento de busca pela democratização do ensino e valorização da diversidade, além do incentivo para o sentimento de apropriação cultural. Refletiu-se sobre a história africana e sua contribuição para a cultura afro-brasileira tendo a educação infantil como foco de trabalho evidenciando sua importância para que as crianças tenham conhecimento de sua cultura, emponderem da sua brasilidade e desconstruam práticas racistas. Ficou contemplado no trabaho uma análise sobre a migração compulsória do africano para o Brasil e a distribuição deste contingente populacional no território brasileiro. Daí desenvolveu-se um tópico para compreender a cultura afro-brasileira e maneiras de serem apresentadas na escola na etapa da educação infantil. Considerou-se que a diversidade cultural no Brasil mostra cada vez mais de forma contundente a necessidade de um debate sobre as relações étnico-raciais dentro da escola, uma vez que é nesse espaço que a criança se torna conhecedora de sua cultura e de sua história. A metodologia usada foi uma abordagem qualitativa com revisão de literatura de autores como Visentini (2013), Pinski (2010), Fausto (2012), Couto (2009), Amorim e Paladino (2012), Brasil (2013), entre outros
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.