EDUCAÇÃO INFANTIL:

A cultura africana e afro-brasileira e seus reflexos na desconstrução de práticas racistas

Autores/as

  • Carine Jovenata Schultz Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
  • Rivani Lopes Negreiros Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
  • Jaceline Mendes de Almeida Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni

Palabras clave:

Educação Infantil, Cultura africana, Afro-brasileira, Diversidade cultural

Resumen

Por meio deste artigo pretendeu-se analisar o estudo da cultura africana e afrobrasileira no currículo da educação infantil como possibilidade de incentivar o respeito à diversidade cultural e a desconstrução de práticas racistas. Estudar a cultura africana e afro-brasileira na Educação Infantil fundamenta-se na ideia de que é nessa fase que o indivíduo começa a desenvolver a personalidade e também em atenção aos Parâmetros Curriculares Nacionais num momento de busca pela democratização do ensino e valorização da diversidade, além do incentivo para o sentimento de apropriação cultural. Refletiu-se sobre a história africana e sua contribuição para a cultura afro-brasileira tendo a educação infantil como foco de trabalho evidenciando sua importância para que as crianças tenham conhecimento de sua cultura, emponderem da sua brasilidade e desconstruam práticas racistas. Ficou contemplado no trabaho uma análise sobre a migração compulsória do africano para o Brasil e a distribuição deste contingente populacional no território brasileiro. Daí desenvolveu-se um tópico para compreender a cultura afro-brasileira e maneiras de serem apresentadas na escola na etapa da educação infantil. Considerou-se que a diversidade cultural no Brasil mostra cada vez mais de forma contundente a necessidade de um debate sobre as relações étnico-raciais dentro da escola, uma vez que é nesse espaço que a criança se torna conhecedora de sua cultura e de sua história. A metodologia usada foi uma abordagem qualitativa com revisão de literatura de autores como Visentini (2013), Pinski (2010), Fausto (2012), Couto (2009), Amorim e Paladino (2012), Brasil (2013), entre outros

Publicado

2023-07-25

Cómo citar

Schultz, C. J., Negreiros, R. L., & Almeida, J. M. de . (2023). EDUCAÇÃO INFANTIL:: A cultura africana e afro-brasileira e seus reflexos na desconstrução de práticas racistas. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 2(1). Recuperado a partir de https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/508

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