A DANÇA COMO MELHORIA DA CONSCIÊNCIA CORPORAL DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Palavras-chave:
Deficientes visuais., Dança, Consciência CorporalResumo
Os novos paradigmas mundiais apontam para a necessidade de um tratamento mais humanizado com pessoas que apresentam deficiência, atendendo este princípio, a dança pode ser um instrumento humanizador e de compromisso com os deficientes, entre eles, o deficiente visual. A limitação do indivíduo com esta deficiência está relacionada à percepção visual, entretanto suas outras fontes de percepção estão intactas e possibilitam a aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo analisar a dança como melhoria da consciência corporal de crianças com deficiência visual, como instrumento de socialização, aprimoramento de habilidades básicas e dos padrões fundamentais do movimento. Através desta pesquisa foi possível concluir que a dança possui um valor significativo para aprimoramento da coordenação, noção espacial, autoestima, concentração, segurança e socialização, entre outros tantos pontos positivos, contribuindo assim de forma significativa na vida dos deficientes visuais. Possibilita a superação de limites impostos pela deficiência, ampliando as possibilidades motoras com a execução de movimentos conscientes, promovendo a melhoria do equilíbrio e da locomoção, da realização pessoal e propicia uma vida ativa. A pesquisa caracteriza-se quanto aos meios como uma pesquisa bibliográfica, feito através de uma revisão de literatura realizada com livros que versam sobre inclusão social, dança, dança associada a pessoas cegas e artigos acadêmicos pesquisados no google acadêmico, google books e demais sites onde encontram-se produções científicas que discutem essa temática.
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