ANÁLISE DOS MOVIMENTOS DE QUEDA LIVRE E LANÇAMENTO OBLÍQUO: UMA SIMULAÇÃO COM O TRACKER PARA O ESTUDO DE FUNÇÕES NA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v11i1.4163Palavras-chave:
Palavras-chave: Função quadrática; Queda livre; Lançamento oblíquo; Interdisciplinaridade; Tracker.Resumo
Este artigo apresenta uma proposta de ensino interdisciplinar que relaciona os conteúdos de Física e Matemática por meio do uso do software Tracker, visando a compreensão dos movimentos de queda livre e lançamento oblíquo associados ao estudo da função quadrática. A pesquisa foi aplicada com alunos da 1ª série do Ensino Médio de uma escola pública do município de Boqueirão-PI, com abordagem qualitativa e quantitativa. Foram realizados pré-teste e pós-teste para avaliar os conhecimentos dos alunos, além de atividades práticas com videoanálise e questionário de percepção. Os resultados evidenciam avanços na aprendizagem dos estudantes na relação entre conceitos matemáticos e físicos, como o vértice da parábola e a trajetória dos corpos em movimento. A utilização do Tracker contribuiu para a aprendizagem, despertando o interesse dos alunos e facilitando o desenvolvimento de habilidades investigativas. Conclui-se que o uso de recursos tecnológicos no ensino de funções, aliado à modelagem matemática e à prática interdisciplinar, torna-se um fator potencializador no processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Função quadrática; Queda livre; Lançamento oblíquo; Interdisciplinaridade; Tracker.
Referências
AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, 1978.
BASSANESI, G. A. Modelagem matemática: uma alternativa metodológica no ensino-aprendizagem de matemática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2002.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2018. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/bncc. Acesso em: 10 jun. 2025.
BRASIL. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio – PCN+. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002.
ENGELBRECHT, J.; BORBA, M. C. The role of digital technology in connecting mathematics and physics in secondary education. ZDM – Mathematics Education, v. 56, p. 79–93, 2024. https://doi.org/10.1007/s11858-024-01472-3
FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 6. ed. Campinas: Papirus, 2008.
FERREIRA, L. M.; NASCIMENTO, M. T.; LOPES, R. S. Aprendizagem significativa de cinemática por meio da modelagem matemática com equações quadráticas. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 45, n. 1, e20230451, 2023. https://doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2023-0451
HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de física: mecânica. 10. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016.
LAHME, S.; LÜTZEN, J.; WAGENER, M. Data literacy and physics modeling: engaging students through technology-enhanced inquiry. Physical Review Physics Education Research, v. 19, n. 2, 2023. https://doi.org/10.1103/PhysRevPhysEducRes.19.020104
MALTEMPI, M. V. A. Tecnologia no ensino de matemática: desafios e possibilidades. In: MACHADO, S. D. (org.). Ensino de matemática: tendências internacionais. Campinas: Autores Associados, 2008. p. 53-66.
TIPLER, P. A.; MOSCA, G. Física para cientistas e engenheiros. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.