DECIFRANDO TRAJETÓRIAS

LANÇAMENTO OBLÍQUO E FUNÇÕES QUADRÁTICAS COMO PONTES QUE LIGAM A MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Marlus Conceição Rodrigues Unidade Escolar Professor João Calado
  • Reis José da Silva Filho Unidade Escolar José Martins
  • Vanessa Araujo Sales Instituto Federal do Piauí – IFPI
  • Ezequias Matos Esteves Instituto Federal do Piauí – IFPI
  • Ronaldo Campelo da Costa Instituto Federal do Piauí – IFPI

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v11i1.4160

Palavras-chave:

Modelagem matemática, Ensino de Física, Interdisciplinaridade, Função polinomial do segundo grau

Resumo

Este artigo de revisão literária investiga a relação entre o lançamento oblíquo, movimento de queda livre e as funções polinomiais do segundo grau, destacando sua importância no processo ensino-aprendizagem no Ensino Médio. O trabalho inicia-se pela investigação da modelagem dentro da cinemática, abordando o movimento de projéteis, com ênfase em como a decomposição vetorial da velocidade e as equações do movimento resultam na representação de uma trajetória em forma de parábola. O estudo aborda as propriedades da parábola e suas implicações diretas em conceitos físicos, tais como a altura máxima e alcance horizontal. A pesquisa discute sobre a importância da interdisciplinaridade entre a Matemática e a Física, criando uma ponte entre esses componentes curriculares, e ressalta que durante o processo de ensino a compreensão dos fenômenos físicos deve transcender a mera aplicação das fórmulas matemáticas. Para isso, traz luz a Modelagem Matemática e o uso de recursos digitais, como GeoGebra e o Tracker, que são apresentados como instrumentos que promovem a compreensão conceitual, o engajamento dos estudantes e reforça a conexão entre teoria e prática. As abordagens descritas têm por objetivo tornar o ensino mais dinâmico e atrativo, de forma a permitir que os estudantes construam significados e apliquem o conhecimento em situações do cotidiano.

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Publicado

2025-06-13

Como Citar

Conceição Rodrigues, M., da Silva Filho, R. J., Araujo Sales, V., Matos Esteves, E., & Campelo da Costa, R. (2025). DECIFRANDO TRAJETÓRIAS: LANÇAMENTO OBLÍQUO E FUNÇÕES QUADRÁTICAS COMO PONTES QUE LIGAM A MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENSINO MÉDIO. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 11(1), 1–14. https://doi.org/10.61164/rmnm.v11i1.4160