REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES E ESTUDANTES NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS: A INCLUSÃO EXCLUDENTE

Autores

  • Poliana Ribeiro Santos Curso de Nutrição Unigoyases
  • Andrea Sugai Mortoza Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Goiás
  • Karine Anusca Martins Faculdade de Nutrição, Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v8i1.2792

Palavras-chave:

Políticas de Ações Afirmativas; Ensino Superior; Representações Sociais; Pesquisa Qualitativa

Resumo

As Políticas de Ações Afirmativas no ensino superior buscam promover a justiça social ao utilizar as cotas sociais e raciais no acesso à universidade pública. Tem como principal desafio promover o acesso e a permanência material e simbólica dos estudantes. O objetivo do estudo foi identificar as Representações Sociais de estudantes cotistas, não cotistas e professores do curso de Nutrição de uma universidade pública no contexto da Políticas de Ações Afirmativas. Realizou-se um estudo qualitativo cujo referencial teórico metodológico foi a Teoria das Representações Sociais de Moscovici. Participaram da pesquisa seis professores, quatro estudantes cotistas e cinco não cotistas que compuseram, respectivamente de grupos focais. As falas geradas foram transcritas e submetidas à Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados demonstraram que professores, cotistas e não cotistas compreendem o papel inclusivo da política na educação superior e a função segregacionista em virtude do desempenho acadêmico, independente da modalidade de ingresso do estudante na universidade. Tal segregação, pode estar justificada no ideal de democracia racial, hierarquia social, na igualdade formal, no produtivismo acadêmico e na meritocracia, em detrimento de questões sociais e raciais.

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Publicado

2024-08-30

Como Citar

Ribeiro Santos, P., Sugai Mortoza, A., & Martins, K. A. (2024). REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES E ESTUDANTES NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS: A INCLUSÃO EXCLUDENTE. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 8(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v8i1.2792