ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NO DISCURSO DE MANIPULADORAS DE ALIMENTOS DE ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v8i1.3876

Palavras-chave:

alimentação escolar, pesquisa qualitativa, política de saúde

Resumo

Esse estudo tem por objetivo apresentar narrativas proferidas por manipuladoras de alimentos sobre a alimentação escolar em municípios brasileiros. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa. Fizeram parte da pesquisa 57 manipuladoras de alimentos (merendeiras), de escolas públicas das capitais e municípios do interior, das cinco regiões geográficas do Brasil. Para levantamento das falas utilizou-se a entrevista individual, com o auxílio de questionário semiestruturado. Em cada escola participante da pesquisa foi sorteada uma merendeira para ser entrevistada. Para as análises utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Os principais aspectos proferidos nos discursos revelaram que, para as merendeiras, a alimentação escolar é “um complemento da alimentação de casa”, “contribui com o rendimento e aprendizagem do escolar”; é percebida também como “um direito do aluno”, e “uma forma de educação e incentivo para a alimentação adequada e saudável”. O estudo concluiu que para as manipuladoras, a alimentação servida na escola está além da dimensão nutricional e biológica. Tais compreensões coadunam para o reconhecimento dessas profissionais para além de suas multitarefas técnicas, uma vez que percebem a alimentação escolar como elemento de efetivação e manutenção de direitos, e como prática fundamental para a educação e aprendizagem.

Biografia do Autor

Ingryd Garcia de Oliveira, Instituto Federal Goiano

Nutricionista pela Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Goiás, mestra em Nutrição e Saúde pela mesma instituição. Professora no Instituto Federal Goiano Campus Urutaí. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação Nutrição e Saúde da Universidade Federal de Goiás. Pesquisadora em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, com ênfase no Ambiente Alimentar.

Karine Anusca Martins, Faculdade de Nutrição, Universidade Federal de Goiás

Atua como Professora Associada IV da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Goiás (FANUT/UFG), professora efetiva do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Nutrição e Saúde da FANUT/UFG e do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (MEPES) da Faculdade de Medicina (FM/UFG). Possui Graduação em Nutrição pela FANUT/UFG (2000), com iniciação científica PIBIC (1999/2000); especialização em Nutrição Clínica pela Universidade São Camilo-SP (2002); mestrado em Ciências da Saúde pelo convênio UFG, UNB e UFMS (2006); especialização em Saúde da Família (Convênio FANUT/UFG, OPAS, SMS/Goiânia) (2008); doutorado em Ciências da Saúde pela FM/UFG (2010); especialização em Docência e pesquisa para a área da saúde pelo Instituto Pedagógico IPEMIG/FBMG (2019) e especialização em Neurociência, Psicologia positiva e Mindfulness pela Pontifícia Universidade do Paraná, PUC-PR (2024). Atua na coordenação de alguns produtos do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar (CECANE UFG) desde 2010 e integrou a equipe de coordenação dos planos de trabalho de 2017 a 2020. Esteve como vice-diretora (biênio 2018-2019), coordenadora de curso da graduação da FANUT/UFG (quadriênio 2018-2021) e vice-coordenadora da graduação (Agosto a dezembro/2017 e de Janeiro a maio/2022). Participa do Núcleo Docente Estruturante (NDE) da FANUT UFG desde 2017.Tem experiência na área de Nutrição em Saúde Coletiva e Docência Universitária (desde 2001), com atuação profissional em Saúde Pública (nutricionista servidora pública concursada da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia entre 2005 e 2010) e em Nutrição Clínica (nutricionista na área hospitalar, ambulatório, enfermaria e UTI, entre 2002 e 2009) e alimentação escolar (CECANE UFG desde 2010). Linhas de pesquisa: Segurança Alimentar e Nutricional; Câncer de Mama; Alimentação Escolar; Avaliação de PPC; Comportamento alimentar; Nutrição e Gestação.

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Publicado

2025-04-30

Como Citar

Garcia de Oliveira, I., & Martins, K. A. (2025). ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NO DISCURSO DE MANIPULADORAS DE ALIMENTOS DE ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 8(1), 1–22. https://doi.org/10.61164/rmnm.v8i1.3876

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