USO DO TIKTOK© COMO PROPOSTA DIDÁTICA TECNOLÓGICA NO ENSINO DE QUIMICA ATRÁVES DAS ANÁLISES EM ÁGUAS DE POÇOS NA VILA SANTANA-TO
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v6i1.2479Palavras-chave:
Tecnologia, ensino-aprendizagem de química, vídeos curtosResumo
A partir da pandemia, o TikTok© transformou-se no aplicativo que mais teve download na App Store, estando entre as dez mídias sociais mais acessadas no planeta, com mais de 800 milhões de pessoas que usam o aplicativo em 150 países e 75 idiomas (Monteiro, 2022; TikTok, 2022). Ele pode possibilitar o vínculo entre o conhecimento e a diversão, criando condições para que os conteúdos teóricos ministrados pelos professores sejam expostos na prática pelos estudantes e a valorização da construção do conhecimento através dos vídeos produzidos. O ensino de química através da utilização de vídeos curtos criativos no TikTok© apresenta grande potencial para disseminar os conteúdos da disciplina de química. Diante do exposto, o presente estudo pretende avaliar o uso do TikTok© como proposta didática tecnológica no ensino de química através das análises em águas de poços na Vila SantanaTO. O estudo foi desenvolvido de forma quantitativa, visando avaliar a potencialidade do aplicativo TikTok para o ensino de química. O perfil educacional foi criado em fevereiro de 2024, com o título de “Química das águas”. Através da análise questionário, observou-se que a abordagem com utilização de vídeos para o ensino de química através das análises em águas de poços apresentou valores iguais ou superiores a 70% em todos os quesitos questionados, demonstrando uma boa aceitação e contribuindo para um aprendizado significativo sobre o conteúdo abordado. A utilização do TikTok© enquanto proposta didática digital pode promover a potencialização da aprendizagem contextualizada da química. Os vídeos curtos sobre análises de água promoveram uma maior participação do público em um ambiente virtual de aprendizagem. Assim, consideramos que investigar as potencialidades do TikTok© no ensino de química é um campo promissor não somente com propósito de entretenimento, mas também como potencial repositório para a produção, disseminação de informações científicas qualificadas no ambiente educacional.
Referências
BRANDÃO, A. E. de S.; SOUSA, P. D. R. de; SILVA, G. N. da. Ensino de química: o uso do tiktok como recurso didático no processo de ensino e aprendizagem. Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/85322. Acesso em: 25/05/20
BARIN, S, C.; ELLENSOHN, R. M.; SILVA, M. F. da. O uso do TikTok no contexto educacional. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 630–639, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.110306.
CRISÓSTOMO, L. C. DA S.; MARINHO, M. M; MARINHO, G. S; MARINHO, E. S. Avaliação de um jogo pedagógico desenvolvido com o powerpoint para o ensino de química. 23º Seminário Internacional de Educação, Tecnologia e Sociedade. v. 7 n. 1. P. 1-10. 2018. Disponível em: https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/
Acesso em 12 abr. 2024.
DIONÍZIO, T. P. “Uno da Química”: conhecendo os elementos químicos por meio de um jogo de cartas. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 18, nº 14. 2018. DOI: 10.18264/REP Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/
/18/14/ldquo-uno-da-qumica-rdquo-conhecendo-os-elementos-qumicos-por-meio-de-um-jogo-de-cartas. Acesso em: 29 mar 2024
GOMES, H. Como o Google quer fazer você esquecer do Zoom para videoconferências. Publicado em 29 de abril de 2020. Disponível em: https://www. uol.com.br/tilt/noticias/
redacao/2020/04/29/como-o-google-quer-fazer-voce-esquecer-do-zoom-para- fazer
-video-conferenferencias.htm. Acesso em: 18 maio. 2024.
HAYES, C.; STOTT, K.; LAMB K. J.; HURST, G. A. “Making Every Second Count”: Utilizing TikTok and Systems Thinking to Facilitate Scientific Public Engagement and Contextualization of Chemistry at Home. Journal of Chemical Education, v. 97, no 10, p. 3858–3866, 2020. ISSN: 19381328, DOI: 10.1021/acs.jchemed.0c00511.
LEITÃO, R.; LIMA, M. E. S. de; SILVA, R. B. da.; FILHO, J. da M. L.; Silva, R. S. da. O potencial do TikTok na educação: um estudo sobre o aprendizado de química no 1º ano do ensino médio em uma escola estadual. Peer Review, 5(16), 79–94, 2023. https://doi.org/10.53660/709.prw2210.
LIMA, Paolla Ribeiro. Perfil bizu de biologia (@bio.zu) no instagram e o impacto no processo de formação inicial docente. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Universidade Federal de Pernambuco (Ufpe), Vitória de Santo Antão, 2023.
MONTEIRO, J. C. S. Aprendizagem criativa no TikTok: novas possibilidades de ensinar e aprender durante o isolamento social. Revista Open Minds International Journal São Paulo, v. 3, n.2, 2022. DOI: https://doi.org/10.47180/omij.v3i2.164
NIKOOKAM, Y.; GUCKIAN J. TikTok and dermatology: lessons for medical education. Clin Exp Dermatol. 2021 Jul;46(5):952-953. 2021. doi: 10.1111/ced.14624
OLIVEIRA, A. B. S. de. Instagram e Ensino de Química: Análise de Alguns Perfis Destinados a Abordagem de Conhecimentos Químicos na Rede. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Licenciatura em Química) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
OLIVEIRA, A. L.; OLIVEIRA, J. C. P. DE; NASSER, M. J. S.; CAVALCANTA, M. P. O jogo educativo como recurso interdisciplinar no ensino de química. Revista Química Nova escola. vol. 40 nº 2, p.89-96. 2018. Disponível em: http://qnesc.sbq. org.br/online/
qnesc 40_2/05-RSA-82-16. Acesso em: 20 mar 2024.
ROCHA, C. J. T. da; FARIAS, S. A. de. Metodologias Ativas de Aprendizagem Possíveis ao Ensino De Ciências E Matemática. REAMEC-Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 8, n. 2, p. 69-87, 2020.
SILVA, Maria Dara Pereira da. O uso do Instagram como recurso pedagógico no ensino de biologia. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Pernambuco, CAV, Licenciatura em Ciências Biológicas, 2021. Disponível em: https://repositorio. ufpe.br/handle/123456789/43949. Acesso em 20 maio.2024
TELLES, C. B. da S.; SANTOS FERREIRA, V. A. S. dos. “Biologia todo dia” - a criação e utilização de um perfil no instagram como ferramenta de divulgação científica. HOLOS, [S. l.], v. 7, n. 39, 2023. DOI: 10.15628/holos.2023.13720.
TIKTOK. Make Your Day. 2022. Disponível em: https://www.tiktok.com/pt_BR/. Acesso em: 07 maio. 2024
VALOMIM, J. N. Análise da potencialidade das TDICs como meio para promoção de metodologias ativas e aprendizagem significativa. Monografia Especialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba. 2020.
VIEIRA, M. B. B. TikTok© como nova ferramenta digital no processo de ensino e aprendizagem criativa em Química. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto Federal do Piauí, Campus Teresina Central, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.