REFLEXÕES PEDAGÓGICAS DA INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Palavras-chave:
Educação física escolar, inclusão, autismo, deficiência físicaResumo
O presente artigo aborda a Inclusão na Educação Física Escolar na perspectiva do planejamento e adaptações pedagógicas dos conteúdos da Educação Física escolar. O planejamento das atividades de ensino é tratado como um passo fundamental para uma prática orientada pelo atendimento à diversidade e adaptações das atividades com foco no acolhimento à todos. O objetivo principal da pesquisa foi analisar os processos pedagógicos inclusivos da Educação Física Escolar com ênfase na perspectiva de planejamento e adaptações das atividades curriculares. Em termos investigativos orientou-se pela seguinte pergunta científica. Qual a relação entre concepção inclusiva na Educação Física escolar, planejamento e adaptação das atividades? Quanto a natureza da pesquisa é uma pesquisa qualitativa, sendo do ponto de vista dos objetivos documental e bibliográfica. Conclui-se que uma educação física inclusiva fundamenta-se na diversificação metodológica e dos recursos didáticos, no acolhimento e atendimento à todos conforme às suas necessidades, na flexibilização do planejamento e na construção de aprendizagens significativas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.