O LÚDICO, O BRINCAR E A EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Fabrício Ferreira de Souza Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
  • Fillipe Matheus Oliveira Santos Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
  • Adenilson Mariotti Mattos Centro Universitário UNA

Palavras-chave:

Lúdico, Educação Infantil, brincar

Resumo

Em um contexto marcado pelos avanços tecnológicos, não é incomum encontrar crianças com inabilidades motoras básicas e dificuldades de socialização, redução do tempo livre para a vivência corporal. Nesse contexto é necessário investigar os impactos da tecnologia na construção da cultura corporal de movimento da criança. O objetivo foi analisar as contribuições do lúdico para o brincar e desenvolvimento da criança na Educação Infantil face aos impactos das novas tecnologias.Parte-se da seguinte questão: Quais são as contribuições do lúdico para o brincar da criança na Educação Infantil diante dos impactos gerados pelas novas tecnologias? A pesquisa fundamenta-se na hipótese de que o estimulo ao brincar na escola e fundamental para enfrentamento dos impactos gerados pelas novas tecnologias e vivência do lúdico. Em termos metodológicos consiste numa pesquisa bibliográfica e documental, prevalecendo do ponto de vista do objeto investigado o caráter qualitativo. Os principais resultados apontam a importância de se trabalhar os aspectos lúdicos do brincar na escola para a obtenção de qualidade do processo educacional infantil Para que essa aprendizagem aconteça de forma significativa e dinâmica, o professor tem como apoio o lúdico que contribui para uma maior vínculo com o contato físico direto nas atividades de brincar e desenvolvimento da corporalidade em sentido amplo.

Downloads

Publicado

2023-07-25

Como Citar

Souza, F. F. de, Santos, F. M. O., & Mattos, A. M. (2023). O LÚDICO, O BRINCAR E A EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 1(1). Recuperado de https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/675

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)