REFLEXÕES PEDAGÓGICAS DA INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Authors

  • Fabricio Viana dos Santos Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni – MG
  • Werlem Gomes dos Santos Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni – MG
  • Adenilson Mariotti Mattos Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni – MG

Keywords:

Educação física escolar, inclusão, autismo, deficiência física

Abstract

O presente artigo aborda a Inclusão na Educação Física Escolar na perspectiva do planejamento e adaptações pedagógicas dos conteúdos da Educação Física escolar. O planejamento das atividades de ensino é tratado como um passo fundamental para uma prática orientada pelo atendimento à diversidade e adaptações das atividades com foco no acolhimento à todos. O objetivo principal da pesquisa foi analisar os processos pedagógicos inclusivos da Educação Física Escolar com ênfase na perspectiva de planejamento e adaptações das atividades curriculares. Em termos investigativos orientou-se pela seguinte pergunta científica. Qual a relação entre concepção inclusiva na Educação Física escolar, planejamento e adaptação das atividades? Quanto a natureza da pesquisa é uma pesquisa qualitativa, sendo do ponto de vista dos objetivos documental e bibliográfica. Conclui-se que uma educação física inclusiva fundamenta-se na diversificação metodológica e dos recursos didáticos, no acolhimento e atendimento à todos conforme às suas necessidades, na flexibilização do planejamento e na construção de aprendizagens significativas.

Published

2023-07-25

How to Cite

Santos , F. V. dos, Santos, W. G. dos, & Mattos, A. M. (2023). REFLEXÕES PEDAGÓGICAS DA INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 7(1). Retrieved from https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/1118

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