O JOGO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Jogo pedagógico, Educação infantil, Aprendizagem significativaResumo
O presente trabalho consiste em uma análise do jogo, do seu caráter lúdico e das suas contribuições para a construção de aprendizagens significativas na educação infantil. Levantado o seguinte problema, quais são as contribuições dos jogos pedagógicos para a construção de processos de ensino- aprendizagem significativa na educação infantil? Com esse questionamento analisou-se a importância e as influências dos jogos no processo ensino aprendizagem na educação infantil. Partindo do pressuposto de que o jogo para a criança é uma condição para a vivência e livre exploração do espaço, permitindo desenvolver suas potencialidades e aprender de maneira significativa, toma-se como objeto de análise qualitativa os processos relacionados ao jogo e à aprendizagem significativa na educação infantil. Foi centrada em uma revisão de literatura perpassando por autores como Kishimoto (20011), Lopes (2005), Friedmann (1996), entre outros, na abordagem dos conceitos: jogo, aprendizagem da criança e educação infantil. Constatam-se as possibilidades de vivência concreta e manipulativa dos conteúdos da educação infantil, a partir da livre manifestação corporal e construção de um processo de aprendizagem significativa pela criança. Por meio do jogo o educando aprende os conteúdos curriculares e desenvolve potencialidades cognitivas, sociais, motoras, afetiva, dentre outras. Percebe-se na literatura em questão, que há formas variadas de utilizar o jogo e desenvolver as potencialidades da criança.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.