A IMPORTÂNCIA DO MARKETING DE RELACIONAMENTO PARA A FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES

Autores/as

  • Jocasta Moreira Pereira Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
  • Marcelia Aguiar Ferreira Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
  • Cristhiane Rodrigues Soares Leão Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
  • Zilá da Silva Oliveira Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni

Palabras clave:

Marketing de Relacionamento, CRM, Fidelização

Resumen

Para atender ao objetivo deste trabalho, foi necessário, primeiramente, conhecer a evolução do Marketing, Marketing de Relacionamento, Gerenciamento do Relacionamento com os Clientes até obter a desejada fidelização de clientes mediante uma revisão bibliográfica, permitindo assim apurar como as atividades de marketing de Relacionamento se compõem, ou seja, como elas podem ser favoráveis para as empresas transformando este relacionamento em algo favorável e eficiente para os resultados finais da produtividade de cada organização. O resultado deste estudo bibliográfico permite um novo olhar para essa ferramenta, percebendo que é um excelente instrumento estratégico, com potencial de alimentar as ações Marketing, assim como através de exemplos práticos as empresas poderão ter seu próprio sistema de Marketing, podendo até inserir os produtos existentes nas mídias, oferecendo novos serviços aos seus clientes finais, tendo uma visão mais ampla sobre o comportamento destes, em relação a aceitação dos novos serviços. Desta forma a empresa estará melhor preparada para o mercado competitivo.

Publicado

2023-07-25

Cómo citar

Pereira, J. M., Ferreira, M. A., Leão, C. R. S., & Oliveira, Z. da S. (2023). A IMPORTÂNCIA DO MARKETING DE RELACIONAMENTO PARA A FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 3(1). Recuperado a partir de https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/618

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