MARKETING DE RELACIONAMENTO PARA RETENÇÃO DE CLIENTES
Palavras-chave:
Marketing de relacionamento, Fidelização, ClientesResumo
Através deste artigo pretende-se demonstrar que, utilizando o marketing de relacionamento, as empresas podem obter maior facilidade e sucesso em manter os clientes e ainda possibilitando a conquista de novos, sendo um diferencial na escolha entre empresas e produtos, que traz para o consumidor um motivo concreto para escolher determinada marca. Através da pesquisa, procurar-se-á entender como o CRM (Customer Relationship Management) pode otimizar a relação com os clientes, para conseguir a fidelização destes. Assim, tem-se como objetivo identificar, analisar e compreender a importância do CRM e do marketing de relacionamento para fidelizar clientes. A metodologia aplicada neste trabalho foi de abordagem qualitativa, descritiva e explicativa delineada conforme os critérios estabelecidos pela pesquisa bibliográfica. O estudo inicia-se com ênfase no marketing e seus conceitos, tendo como foco a otimização da relação com o cliente, visando obter a fidelização do mesmo.
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