O ENSINO DE MATEMÁTICA MEDIADO POR ATIVIDADES ORIENTADORAS DE ENSINO: TRANSFORMANDO A SALA DE AULA EM UM LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM

Autores/as

  • Francimar Faustino Soares Instituto Federal do Piauí – Piauí, Brasil
  • Ronaldo Campelo Da Costa Instituto Federal do Piauí-Piauí, Brasil
  • Guilherme Luiz de Oliveira Neto Instituto Federal do Piauí-Piauí, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v11i1.4114

Palabras clave:

Ensino de Matemática; Laboratório de Matemática; Atividades Práticas

Resumen

Este estudo aborda a problemática de como as atividades orientadoras de ensino podem mediar o aprendizado de matemática no ensino básico e examinar as possíveis contribuições de uma intervenção realizada em atividades experimentais de matemática em sala de aula para melhorar a aprendizagem e a motivação dos alunos. O objetivo é investigar as contribuições dessas atividades orientadoras no processo de aprendizagem da matemática e avaliar o papel de uma intervenção realizada em atividade experimentais de matemática, visando aprimorar o desempenho, a aprendizagem e a motivação dos alunos do 9° ano do ensino Fundamental de uma Escola da Rede Municipal, localizada na cidade de Água Branca – PI. A metodologia da pesquisa adotada é qualitativa, com fogo em uma abordagem experimental e exploratória, inclui uma revisão bibliográfica sobre o uso do laboratório de matemática, a implantação de atividades orientadoras em experimentos matemáticos em sala de aula e uma análise crítica dessas atividades. A coleta de dados será feita por questionários, entrevistas, videogravações e observações. Os dados qualitativos serão examinados por análise de conteúdo. Os resultados esperados visam fornecer insights valiosos para melhoria das práticas pedagógicas na escola e servi de referência para outros profissionais.

Citas

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Publicado

2025-06-13

Cómo citar

Soares , F. F. ., Da Costa, R. C. ., & Neto, G. L. de O. . (2025). O ENSINO DE MATEMÁTICA MEDIADO POR ATIVIDADES ORIENTADORAS DE ENSINO: TRANSFORMANDO A SALA DE AULA EM UM LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 11(1), 1–25. https://doi.org/10.61164/rmnm.v11i1.4114

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